aleidocinema

A Lei do Cinema

Lisboa / Cinema São Jorge / 27 a 29 de Maio 2013

Os temas da justiça servem de ponto de partida para a mostra de cinema que o Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados promove e que se irá realizar nos próximos dias 27, 28 e 29 de Maio, no Cinema São Jorge.

O cidadão, a justiça, os tribunais, os advogados e o processo judicial, surgem retratados neste ciclo através do documentário, com forte expressão, e da ficção.

As manifestações de conflitos decorrentes de profundas mudanças sociais e a verdade judicial encontram expressão nas obras escolhidas, motivando reflexões sobre o papel dos vários intervenientes na concretização e aplicação da justiça.

Antes de cada projecção haverá um breve espaço de apresentação dos filmes pelos seguintes advogados convidados:
Dr. Eduardo Paz Ferreira, Dr. Francisco Teixeira da Mota, Dr. José António Pinto Ribeiro, Dr. José António Barreiros, Dra. Leonor Vicente Ribeiro, Dr. António Garcia Pereira.

Segunda, 27 de Maio / 19h00
CLEVELAND CONTRE WALL STREET
Jean‐Stéphane Bron, Documentário, França, Suíça 2010, 98′
Em 2008, imediatamente antes da bancarrota da Lehman Brothers (a maior bancarrota de créditos da história dos EUA e, segundo muitos, responsável pela crise económica que estamos a viver), o presidente da câmara de Cleveland registou 21 queixas contra grandes bancos responsáveis pelos créditos em subprime que levaram milhares de famílias a perder as suas casas. Nenhum destes casos chegou a tribunal. O incidente inspirou Jean‐Stéphane Bron a encenar um julgamento fictício apoiado pela administração municipal, com advogados, juíz e testemunhas verdadeiros. Assim, o cinema permitiu que o caso tivesse um julgamento justo, quando a justiça falhou.

 

Terça, 28 de Maio / 19h00
THE THIN BLUE LINE
Errol Morris, Documentário, EUA, 1988, 103’
O homícidio de um polícia gera uma controvérsia na cidade de Dallas, Texas, em 1976. Mais de uma década depois, um inocente condenado à morte pelo crime aguarda a sua execução. Retrato perturbador de um erro do sistema judicial, The Thin Blue Line reconstrói, do ponto de vista de um mestre do documentário, os detalhes do processo que quase resultou em tragédia. Alternando depoimentos dos envolvidos no caso com reconstituições de cenas do crime, apresenta uma narrativa absorvente e imprevisível. Um filme de referência que não deixa ninguém indiferente.

 

Terça, 28 de Maio / 19h00
PRUD’HOMMES
Stéphane Goël, Documentário, Suíça, 2010, 85′
Na época actual, em que as questões laborais se revelam de máxima importância, um tribunal na Suíiça resolve as disputas entre empregados e empregadores. Focando‐se nas audiências em tribunal e no discurso dos seus intervenientes, Stéphane Goël, através de um rigoroso trabalho estético de imagem, da‐nos uma visão sensível do que é o controverso mundo laboral. Um filme‐barómetro sobre uma das peças mais fundamentais da nossa sociedade: o trabalho, aqui apresentado como um palco onde se espelham as tensões e emoções humanas.

 

Terça, 28 de Maio / 21h30
JUVENILE COURT
Frederick Wiseman, Documentário, EUA, 1973, 144’
Eis a diversidade e a complexidade dos casos apresentados no tribunal juvenil de Memphis: casos de orfanato, abuso de drogas, assaltos à mão armada, abuso de crianças e crimessexuais. O filme não foca só a tentativa de reabilitação por parte do Estado, como nos mostra os limites e o variado leque de escolhas que o tribunal tem ao seu dispor. Descobrimos o perfil psicológico dos agressores e as questões processuais e constitucionais relacionadas com a administração de um tribunal juvenil.

 

Quarta, 29 de Maio / 19h00
10ÈME CHAMBRE, INSTANTS D’AUDIENCE
Raymond Depardon, Documentário, França, 2004, 105’
Entre Maio e Julho de 2003, Raymond Depardon foi autorizado a filmar as audiências do tribunal correcional do distrito 10 de Paris. Um testemunho inédito do funcionamento do sistema judicial francês. 12 histórias de homens e mulheres que um dia foram confrontados com a justiça. Um documentário que revela as diferenças de classes e as expectativas da sociedade parisiense bem como algumas das questões sociais mais prementes do país.

 

Quarta, 29 de Maio / 21h30
KRAMER VS. KRAMER
Robert Benton, Ficção, EUA, 1979, 105’
Um filme sobre relacionamentos contemporâneos, valores e escolhas. Uma noite já tarde, de regresso a casa do escritório, Ted Kramer é confrontado pela sua mulher, Joanna, que lhe pede o divórcio, deixando-o com o filho de ambos. Ted, enquanto tenta manter o seu emprego, começa a conhecer o seu filho, e pela primeira vez na sua vida, ele sente‐se um pai completo. Mas então, Joanna regressa e quer o seu filho de volta. E os dois envolvem‐se numa disputa legal pela custódia do filho.
Organização: Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados; Zero em Comportamento

Preço dos bilhetes
Público geral: 4,5 €
Advogados Estagiários e Estudantes: 4 €

Cinema São Jorge
Avenida da Liberdade, 175
Metro Avenida (linha azul) / Autocarro 36, 44, 702, 709, 711, 732, 745

Todas as sessões são legendadas em português.