imgcm43

Ginjas

Zepe e Humberto Santana, Portugal, 2011, episódios de 2'

Série de animação para crianças, de vários episódios de 2 minutos onde se exploram os recursos plásticos e formais do desenho e do cinema. Ginjas, um grupo de Pássaros Pequenos atabalhoados e um Pássaro Grande maldisposto embrulham-se em peripécias onde entram em jogo várias noções – forma e cor, contorno e mancha, composição e grafismo, etc..

01- Ginjas e o jogo de computador
Ginjas enfrenta várias adversidades, criadas por um fio eléctrico mágico. Entre saltos, cambalhotas e muita arte, conseguirá ele sobreviver?

02- Ginjas e a linha misteriosa
Da mala do Ginjas sai uma linha fantástica! Capaz de criar desenhos e formas ora assustadoras ora amigáveis, mas nada que o Ginjas não consiga resolver e transformar.

03- Ginjas e a pintura
Ginjas prepara-se para pintar, mas as voltas trocam-se e após o roubo das suas linhas de contorno, ele torna-se a sua própria pintura. Conseguirá o Ginjas voltar à sua forma original?

04- Ginja e as vogais
Nem todas as letras são amigáveis, e estas vogais parecem perigosas. Ginjas com muito engenho, terá de sobreviver ao «a, e, i, o, u»!

05- Ginjas e as limpezas
Hoje é dia de limpezas, mas a galinha verde parece um pouco preguiçosa e resolve esconder a sujidade atrás da tela. Mas a sujidade parece ter vida própria. Será que o Ginjas se consegue livrar dela?

06- Ginjas e o telefone
Da mala do Ginjas sai um telefone… mas parece que não funciona lá muito bem… Porque será? O que irá o Ginjas descobrir preso ao fio de telefone e onde é que este fio irá ter?

07- Ginjas e o espelho mágico
Ginjas arranja um espelho muito estranho que em vez de reflectir altera as imagens e até o próprio corpo. Este espelho vai provocar muitas confusões! Será que o Ginjas as conseguirá resolver?

08- Ginjas e a galinha doente
A galinha gigante resolveu comer o que não devia, e vejam só o que lhe aconteceu… Será que o Ginjas conseguirá ajudar a galinha a melhorar?

09- Ginjas e a sesta
O Ginjas só quer dormir, mas parece que todos o resolvem incomodar. Será que ele vai conseguir dormir a sua sesta?

10-Ginjas e as galinhas coloridas
As galinhas coloridas não param de aparecer. Multiplicam-se dentro da mala e logo desaparecem com o chamamento das galinhas maiores. Mas quantas mais virão?

11- Ginjas e o balão
A mala do Ginjas é roubada e quando ele a tenta apanhar vê-se dentro de um estranho balão. As galinhas aproveitam-se da situação e moldam o balão à sua maneira. O que poderão fazer à sua forma original? Será que o Ginjas voltará a ter o seu corpo?

12- Ginjas e a casa
Como será a casa de Ginjas, conseguimos imaginar? Bem… nem em casa as galinhas o deixam em paz, será que ele se consegue livrar delas?

13- Ginjas e as bolas de sabão
Ginjas tira da sua mala um copo de bolas de sabão. Mas que formas fantásticas consegue criar e a pequena galinha parece adora-las! Mas há uma bola de sabão que vai dar origem a um grande problema…

14- Ginjas e a fotografia
Hoje é dia de tirar fotografias, mas parece que esta tarefa vai ser difícil. Que problemas é que Ginjas vai ter de enfrentar? De certeza que não é um problema de enquadramento…

15- Ginjas e as figuras geométricas
Ginjas vai descobrir diferentes figuras geométricas com a ajuda da sua mala e das galinhas. As galinhas dão-lhe uma ajuda e criam formas fantásticas com as figuras geométricas! Ginjas parece adorar!

16- Ginjas e as quatro galinhas
Quatro galinhas saem da mala do Ginjas e a confusão instala-se com a quinta galinha. Mas estas mudam de cores e querem apenas ser quatro. O que é que Ginjas poderá fazer?

17- Ginjas e as plantas geométricas
Ginjas resolve plantar sementes na sua mala, mas depois de regadas vão se transformar! Estas plantas geométricas parecem criar muita confusão, estará Ginjas preparado para plantar mais uma?

18- Ginjas e o roubo das malas
As galinhas resolvem roubar a mala do Ginjas. Mas este tem mais do que uma! As galinhas não satisfeitas continuam no jogo do roubo e troca de malas, mas quantas mais malas terá o Ginjas?

19- Ginjas entra dentro da mala
Ginjas resolve entrar dentro da sua mala, mas o mundo no seu interior é um pouco diferente! O seu corpo fica aos pedaços e é mais difícil fugir à galinha grande. Conseguirá Ginjas sair dentro da mala?

Fotos