pelassombras

Há Cinema no Museu do Dinheiro

Em parceria com o Museu do Dinheiro, do Banco de Portugal, apresentamos entre Maio e Setembro deste ano, uma nova edição do ciclo de cinema intitulado Retratos de Vidas Extraordinárias.

Entre ficções e realidade propõe-se 4 filmes que nos levam por um périplo de sons e imagens até ao amago da vida e da obra de criadores portugueses, artistas e escritores excecionais vistos por câmaras sentimentais, quase indiscretas, diretas no olhar: intrusas até. Estes documentários são outras formas de fazer o retrato que amalgama o corpo, o modo de viver e o processo criativo num todo comum, sem filtro, por vezes a nu. Tão frágil e sublime na cumplicidade que nos deixa questionar sobre a relação do realizador com o criador.

 

13 Maio / 16h00
PELAS SOMBRAS
Um filme que nos faz mergulhar no universo de Lourdes Castro, mostrando-a no seu quotidiano, na casa que construiu com Manuel Zimbro (falecido em 2003) na Madeira. “Vem ver a pintura que estou a fazer. Um bocado grande, não cabe em museu nenhum. E tão pequena, tão pequenina que todos que passam por aqui nem dão por isso. Uma tela com forma esquisita. O que vale é que não é preciso esticá-la. Por si só, ela está sempre pronta a receber pinceladas, ventos, estações, chuva, sol….” Pelas Sombras ultrapassa largamente o formato de “documentário sobre artista” para ser um belíssimo e cúmplice retrato de uma das mais singulares artistas portuguesas.

 

Mais informações aqui.