Este mês, teremos dois novos filmes no ciclo de cinema que estamos a organizar em conjunto com o Museu do Dinheiro do Banco de Portugal . As sessões deste mês serão no dia 1 e no dia 15, sempre às 16h00 e a entrada é gratuita mediante reserva.
Os títulos deste mês são:
97% OWNED
de Michael Oswald, 2012, 60 min.
Legendado em português
Porque é que o processo da criação de crédito um mistério quando o crédito vale 97% do dinheiro que circula no mundo?
Quem cria o dinheiro e onde é que ele acaba pode influenciar totalmente a sociedade, no entanto, sabemos muito pouco sobre como e quem é responsável pela sua origem.
Trabalhando com think tanks, académicos, grupos de pressão e os registos públicos do Banco de Inglaterra, o filme mostra múltiplos tipos de moedas e de diferentes formas de dinheiro.
O título do filme foi retirado da descoberta de que os banco comerciais criam 97% do dinheiro existente quando concedem empréstimos. Com que propósito e quanto é que é criado determina a dimensão do sector bancário, o crescimento das economias dos países e o bem-estar das nossas sociedades. O filme explica a relação entre a criação de dinheiro, crescimento e inflação.
PRINCES OF THE YEN
de Michael Oswald, 2014, 93 min.
Legendado em português
Adaptado do livro homónimo do Professor Richard Werner, o documentário explora o papel e o poder dos Bancos Centrais e como estas instituições podem ser usadas para alterar a política económica e as estruturas sociais de um país.
Os Bancos Centrais são uma das mais secretas e desconhecidas instituições do mundo. Quais os poderes de que dispõem? Quais os interesses que servem? De que forma as suas acções podem afectar as nossas vidas no dia-a-dia?
De Onde Vem o Dinheiro?
Quatro filmes que exploram (em documentário e em ficção) os meandros dos universos económicos e financeiros relacionados com as reservas federais, com a banca e com os mercados, tanto na América como na Europa e no Japão, mostrando diferentes perspetivas e contextos.
Os filmes interpretam, de forma independente e com base em factos, o impacto sistémico das decisões das instituições financeiras na vida dos cidadãos comuns, revelando que estes raramente compreendem a complexidade dos fenómenos que resultaram nas recentes crises.
Afinal de onde vem o dinheiro? Quem o “cria”? Quem decide sobre a sua aplicação? Quais as consequências das políticas económicas? E de que forma afetam o dia-a-dia e o comportamento das pessoas?
Entrada gratuita mediante reserva. Consulte a programação do Museu do Dinheiro aqui