Ciclo a “Cidade em Frames” no Centro de Informação Urbana de Lisboa

A Zero em Comportamento associa-se ao CIUL – Centro de Informação Urbana de Lisboa para trazer aos espetadores, entre 2 e 30 de novembro, o ciclo de cinema A Cidade em Frames.

Juntando-se à programação que o CIUL tem vindo a apresentar anualmente com um conjunto de atividades em torno do urbanismo da cidade, incentivando a reflexão e procurando capacitar os cidadãos para uma maior literacia urbana, a Cidade em Frames convida a espreitar a cidade pela lente do cinema.

Alargando a discussão urbana a diferentes visões e gerando um diálogo entre cineastas e público em redor de problemáticas e questões que marcam a cidade, este ciclo contará com cinco sessões, cada uma dedicada a um filme, seguindo-se uma conversa com o realizador.

A 2 de novembro exibe-se “Mar Urbano Lisboa”, um documentário de José Vieira Mendes e Ricardo Gomes sobre o Estuário do Tejo, enquanto ecossistema. A 9 de novembro é a vez do documentário de Marta Pessoa, “Lisboa Domiciliária” que faz um retrato interior de uma cidade, feito a sete vozes, onde as fachadas dão lugar aos rostos e as distâncias se medem em passos. A 16 de novembro, continuamos pelas ruas de Lisboa, mas desta vez o retrato chega-nos a partir dos bairros históricos de Lisboa e do bairrismo que se desvanece, no documentário “Do Bairro” de Diogo Varela Silva. A 23 de novembro, Renata Sancho leva-nos até à “Avenida Almirante Reis em Três Andamentos”, num retrato da histórica avenida que está em constante mudança. Por fim, a 30 de novembro, a última sessão deste ciclo está a cargo de Paulo Abreu – “Alis Ubbo” acompanha, com ironia, os dois últimos anos de mudança da paisagem urbana lisboeta.

A entrada é gratuita mediante marcação.
Clique aqui para fazer a sua inscrição.