Ciclo HABITAR/ HABITAT no Museu do Dinheiro, do Banco de Portugal

O mês é outro mas o ciclo de cinema HABITAR/ HABITAT continua no Museu do Dinheiro.No dia 7 de Novembro, às 16h, o filme será Operações SAAL, de João Dias.

Operações SAAL é o mais completo, abrangente e emocionalmente rico documento, de um período crítico do Pais e da sua história recente. Em 1974/75, um programa de habitação envolveu arquitectos e população numa iniciativa única e revolucionária. Este programa consistiu na construção de casas a baixo custo, para as populações carenciadas. Estas construções eram financiadas a fundo perdido, com apoio no terreno de arquitectos e engenheiros contratados pelo Estado, mas também com a ajuda dos próprios moradores. Os pobres conquistavam casas, que eles próprios construíam,  e a arquitectura portuguesa dava um passo ímpar na sua afirmação dentro e fora de portas.

O ciclo HABITAR/ HABITAT (exclusivamente composto por documentários portugueses) parte de um mote muito simples: Afinal o que é a Casa? E pretende questionar se a função de habitar tem uma matriz nacional e identitária. Se a casa é zona de conforto, se é património privado ou coletivo, edifício ou lar.

De alvenaria e de emoções se edificam os dramas, testemunhos e ficções trazidos à cena por imagens de arquivo e pela voz dos participantes e narradores que relatam sonhos, paisagens e outros modos de vida. A proposta é que o ciclo vá refletindo, ao longo das narrativas, sobre uma outra dimensão do pensamento de arquitetura, porventura ideológica, mas também, intima e subjetiva.

O programa é o seguinte:

3 outubro – A Casa, Júlio Alves – Conversa com o realizador

17 outubro – Que casas mais estranhas!
Para crianças e jovens (> 6 anos)

17 outubro – A Vossa Casa, João Mário Grilo

7 novembro – Operações SAAL, João Dias

12 dezembro – A Dama de Chandor, Catarina Mourão – Conversa com a realizadora

As sessões para os adultos acontecem sempre às 16h e a sessão para os mais pequenos realiza-se às 11h.

As sessões são de entrada gratuita.