Também o projecto Cinelíngua Francesa prepara-se para poder ter uma componente online. Com tantas dificuldades para levar os alunos aos cinemas, só mesmo o Videoclube Zero em Comportamento parece conseguir chegar directamente às escolas e aos alunos.
Por isso, em breve, os professores de francês poderão solicitar o visionamento na escola dos filmes escolhidos.
Se é professor(a) de Francês, aproveite esta oportunidade para ajudar os seus alunos a aprender novo vocabulário e expressões do francês.
Os professores interessados apenas precisam de aceder ao site para se inteirarem das condições necessárias para aderirem ao projecto.
Funcionando como um intermediário entre os distribuidores, as salas de cinema, os professores de francês e as escolas ou outras estruturas de ensino, o Cinelíngua francesa propõe aos professores de francês um catálogo de filmes (que irá sendo enriquecido a cada ano letivo) e um dossier pedagógico propositadamente criado para cada filme.
A Zero em Comportamento fará a gestão das marcações das sessões escolares de cada filme escolhido por cada professor(a), de acordo com as salas de cinema e as datas mais convenientes.
Este dispositivo pretende incentivar os distribuidores portugueses a escolherem filmes franceses adaptados ao público jovem, desenhando uma programação de filmes adequada a alunos do ensino primário e secundário em Portugal. Esta programação incluirá filmes recentes que abordem temas sociais, culturais, linguísticos e históricos, com os quais os jovens se poderão identificar.
O Cinelíngua francesa serve também como um incentivo para o regresso às salas de cinema, destacando e valorizando a importância de criação de hábitos de consumo cultural entre os jovens, a fim de considerar a formação de novos públicos. Apontando sempre à universalidade de acesso, as sessões escolares terão um preço reduzido em comparação ao preço habitual nas salas de cinema.