Depois de ter passado pelo Filme do Mês de Setembro, o documentário de Selina Miles “Martha Cooper – Graffiti em Fotografias” é exibido a 25 de outubro na Videoteca Municipal da Câmara Municipal de Lisboa, inserido na programação do Festival Muro 2023, organizado pela Galeria de Arte Urbana.
Este é um refrescante documentário que nos traz o testemunho de uma artista que abriu novos caminhos no despertar do movimento da arte urbana em Nova Iorque e que mais tarde veio a ser abraçada pela cultura mainstream mundial. Uma figura de corpo pequeno e de cabelos grisalhos que corre lado a lado com graffiters de caras tapadas – Martha Cooper tornou-se num ícone inesperado do movimento da arte urbana.
Na década de 1970, num momento em que a cidade de Nova York tinha declarado guerra a esta nova cultura urbana, Martha registou algumas das primeiras imagens do graffiti que viria a compilar no livro “Subway Art” que publicou com Henry Chalfant.
Vinte anos depois, Martha descobre que se tornou numa lenda no mundo do graffiti – uma cultura que agora explodiu num movimento global. “Subway Art” tornou-se num dos livros de arte mais vendidos – e roubados – de todos os tempos, fotocopiado e compartilhado por artistas de graffiti durante décadas.