Estas são as novidades no Videoclube Zero em Comportamento para o próximo mês de Março.
Dia 5, chega ao videoclube mais um filme da Terratreme. Este documentário de Luísa Homem e de Pedro Pinho procura fazer um registo silencioso da chegada de uma economia de escala, dos seus fluxos e dos seus efeitos na transformação da paisagem física e humana de uma ilha.
Em 2008, no limiar da crise económica que se instalou depois, num arquipélago atlântico ao largo de África Ocidental, a utilização intensiva de areia para construção de hotéis e resorts ameaça a existência das praias locais – a principal fonte de atração da florescente indústria turística. Ali ao lado, numa capital costeira em pleno deserto do Sahara, os homens de negócios agitam-se com a possibilidade de exportar o seu recurso mais abundante. Inicia-se então um triângulo comercial que se completa com a exploração de brita vulcânica e com a transferência maciça de solo de um lugar para outro, através do oceano.
Encerramos a disponibilização da obra de Kim Longinotto, no dia 12, com este documentário fascinante sobre a famosa escola de teatro musical japonesa “Takarazuka”, cujos espectáculos são reminiscências da Broadway dirigidos a um público feminino, nos quais a popularidade da actriz no papel masculino supera o das estrelas pop do mainstream. Ao contrário do teatro japonês tradicional, todo os membros desta escola são mulheres que se submetem a anos de reclusão e disciplina intensa. Uma reflexão sobre questões de género e identidade sexual e contradições culturais no Japão da actualidade.
Chega ao videoclube dia 19. Fechados em casa, é natural que alguns ligeiros problemas comecem a surgir no seio das nossas famílias. Pequenas questões, que antes não eram importantes, podem ser agora exponenciadas pelo excesso de convívio. Não podíamos perder a oportunidade de assinalar o dia do Pai, com este programa, pensado para crianças a partir dos 10 anos, (mas que todos podem ver) em que assistimos a diferentes realidades familiares e percebemos que em cada família há diferentes questões a abordar.
Dia 26, chega ao Videoclube o segundo programa de curtas metragens de animação da produtora portuguesa Animanostra.
Estas curtas, sendo de animação, não são dirigidas ao público infantil, mas sim ao público adulto.
28 de Outubro
Tiago Albuquerque, 2018, 11′, Animação
Memória de Cão
João Morais Ribeiro, 2010, 16′, Animação
Fado na Noite
Fernando Relvas, 2012, 11′, Animação
My Music
Tiago Albuquerque, 2011, 9′, Animação
O Refugiado
Rui Cardoso, 2012, 12′, Animação
Garatujo
Pedro Brito, 2016, 9′, Animação
Algo Importante
João Fazenda, 2009, 8′, Animação