Em outubro ficará disponível mais uma mão cheia de novos títulos no videoclube.
Dia 2, chega ao Videoclube Zero em Comportamento este documentário de Carlos Fraga que procura desmistificar a presença deste imenso grupo de imigrantes no nosso país. Com a assessoria de Irene Rodrigues, Professora no ISCSP – Universidade de Lisboa e uma das mais reconhecidas especialistas no tema, o realizador conseguiu entrar nas casas, negócios e corações desta comunidade para nos elucidar sobre as problemáticas inerentes à sua vida no nosso país, que também é o deles.
Embora estejamos muito perto, e partilhemos o mesmo espaço territorial, a mesma sociedade, não nos conhecemos.
Este filme é uma aproximação à comunidade chinesa a viver em Portugal procurando dar voz à experiência de ser chinês neste país, às dificuldades, frustrações e expectativas envolvidas.
Descobrimos o que pensam dos portugueses, o que pensam deles próprios e como se sentem enquanto imigrantes em Portugal.
É um documentário que procura conhecer e dar a conhecer, desmistificando mitos e preconceitos, contribuindo para a aproximação, e apelando ao diálogo cultural entre portugueses e chineses.
É um apelo à tolerância.
No próximo dia 9, ficará disponível mais um programa temático de filminhos. Com a chegada do Outono, podemos falar com as nossas crianças sobre as diferenças entre as diferentes estações do ano e o impacto que isso tem na natureza. As árvores mudam de folha e alguns animais começam a preparar-se para o frio do inverno, recolhendo alimentos e partindo em migração para zonas mais quentes. E nós, os humanos, ficamos um pouco mais recolhidos e menos animados, depois das liberdades do Verão!
No dia 16, ficará disponível no Videoclube Zero em Comportamento este programa de curtas metragens que dá a conhecer diversas faces da sociedade chinesa, com especial enfoque em questões de sexualidade e género.
São quatro histórias da comunidade LGBT e uma história sobre os desafios sociais e psicológicos de uma sobrevivente de abuso sexual numa zona rural. Os protagonistas das curtas levam-nos por lugares universais, ao mesmo tempo que partilham experiências individuais, e nos desafiam para reconhecer semelhanças e entender diferenças.
A 23 de Outubro, chega ao videoclube este programa de curtas metragens realizadas no Curso de Cinema e Artes dos Media da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. É o primeiro conjunto de curtas deste curso que iremos disponibilizar nos próximos meses.
ALEGORIA DOS SENTIDOS
Nélson de Castro e Wílson Pereira, Ficção, 2010, 11’17
QUANDO OS MONSTROS SE VÃO EMBORA
Bernardo Gramaxo, Ficção, 2014, 2010, 13’14
BESTAS
Rui Neto e Joana Nicolau, Ficção, 2014, 12’05
O MEU AVÔ
António Afonso Costa Ficção, 2014, 22’36
A ESTRELA MAIS BRILHANTE
André Matos e Joana Santos, ficção, 2011, 11’13
PIRUETA RUSSA – OPERAÇÃO FURAR O BIGODÃO
Bruno saraiva e Luís Judicibos ficção, 2011, 11’41
A 30 de Outubro ficará disponível mais um filme de Kim Longinotto. Desta vez, é um documentário sobre uma escola inglesa, especializada em crianças emocionalmente perturbadas, com comportamentos violentos e excluídos do sistema de educação comum.