Estreias em Outubro, no Videoclube Zero em Comportamento

Em outubro ficará disponível mais uma mão cheia de novos títulos no videoclube.

Dia 2, chega ao Videoclube Zero em Comportamento este documentário de Carlos Fraga que procura desmistificar a presença deste imenso grupo de imigrantes no nosso país. Com a assessoria de Irene Rodrigues, Professora no ISCSP – Universidade de Lisboa e uma das mais reconhecidas especialistas no tema, o realizador conseguiu entrar nas casas, negócios e corações desta comunidade para nos elucidar sobre as problemáticas inerentes à sua vida no nosso país, que também é o deles.

Embora estejamos muito perto, e partilhemos o mesmo espaço territorial, a mesma sociedade, não nos conhecemos.

Este filme é uma aproximação à comunidade chinesa a viver em Portugal procurando dar voz à experiência de ser chinês neste país, às dificuldades, frustrações e expectativas envolvidas.

Descobrimos o que pensam dos portugueses, o que pensam deles próprios e como se sentem enquanto imigrantes em Portugal.

É um documentário que procura conhecer e dar a conhecer, desmistificando mitos e preconceitos, contribuindo para a aproximação, e apelando ao diálogo cultural entre portugueses e chineses.

É um apelo à tolerância.

VEM AÍ O OUTONO!

No próximo dia 9, ficará disponível mais um programa temático de filminhos. Com a chegada do Outono, podemos falar com as nossas crianças sobre as diferenças entre as diferentes estações do ano e o impacto que isso tem na natureza. As árvores mudam de folha e alguns animais começam a preparar-se para o frio do inverno, recolhendo alimentos e partindo em migração para zonas mais quentes. E nós, os humanos, ficamos um pouco mais recolhidos e menos animados, depois das liberdades do Verão!

No dia 16, ficará disponível no Videoclube Zero em Comportamento este programa de curtas metragens que dá a conhecer diversas faces da sociedade chinesa, com especial enfoque em questões de sexualidade e género.

São quatro histórias da comunidade LGBT e uma história sobre os desafios sociais e psicológicos de uma sobrevivente de abuso sexual numa zona rural. Os protagonistas das curtas levam-nos por lugares universais, ao mesmo tempo que partilham experiências individuais, e nos desafiam para reconhecer semelhanças e entender diferenças.

A 23 de Outubro, chega ao videoclube este programa de curtas metragens realizadas no Curso de Cinema e Artes dos Media da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. É o primeiro conjunto de curtas deste curso que iremos disponibilizar nos próximos meses.

ALEGORIA DOS SENTIDOS
Nélson de Castro e Wílson Pereira, Ficção, 2010, 11’17

QUANDO OS MONSTROS SE VÃO EMBORA
Bernardo Gramaxo, Ficção, 2014, 2010, 13’14

BESTAS
Rui Neto e Joana Nicolau, Ficção, 2014, 12’05

O MEU AVÔ
António Afonso Costa Ficção, 2014, 22’36

A ESTRELA MAIS BRILHANTE
André Matos e Joana Santos, ficção, 2011, 11’13

PIRUETA RUSSA – OPERAÇÃO FURAR O BIGODÃO
Bruno saraiva e Luís Judicibos ficção, 2011, 11’41

A 30 de Outubro ficará disponível mais um filme de Kim Longinotto. Desta vez, é um documentário sobre uma escola inglesa, especializada em crianças emocionalmente perturbadas, com comportamentos violentos e excluídos do sistema de educação comum.