Paixões Juvenis

Young Hearts
Anthony Schatteman, Bélgica, Holanda, Ficção, 2023, 97 min.


Anthony Schatteman, Bélgica, Holanda, Ficção, 2023, 97 min.

Sinopse

Elias tem 14 anos e sente-se atraído por Alexander, o seu novo vizinho que tem a mesma idade. Apercebe-se rapidamente que está verdadeiramente apaixonado pela primeira vez. As interações com os seus amigos e família trazem mais perguntas do que respostas. Confuso pelos seus sentimentos emergentes, Elias tenta resolver o seu caos interior para provar que é digno do coração de Alexander.

Nota de Intenções

A paixão por contar esta história nasceu de uma perspetiva pessoal, a partir da minha vida, e acredito que, hoje em dia, deve ser relevante para muitas pessoas. Tive uma infância bastante difícil por me sentir inseguro em relação à minha sexualidade. Como não obtive respostas para muitas das minhas perguntas, nem em casa nem na escola, passei por um conflito interno que me levou a esconder-me. Tudo isto envolveu muitos segredos e mentiras porque tinha medo que tivessem vergonha de quem eu era. “Young Hearts” fala sobre um rapaz, como eu já fui, que luta para aprender a lidar com a sua sexualidade emergente. No meu caminho para a idade adulta, procurei filmes e livros sobre este tema. “Young Hearts” é o tipo de filme que eu queria ver naquela época, mas estes filmes simplesmente não existiam! Agora é o momento para promover a sensibilização sobre este assunto: o amor é universal e devemos seguir o nosso coração. As gerações antes de nós não conseguiram, mas espero que “Young Hearts” possa, pelo menos, criar a mais pequena das mudanças.

Festivais

Festival Internacional de Cinema de Berlim (Alemanha), 2024
Festival Internacional de Cinema Infantil de Kristiansand (Noruega), 2024
Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil de Zlin (Chéquia), 2024
Festival Internacional de Cinema de Seattle (EUA), 2024
Festival Internacional de Cinema Frameline (EUA), 2024
Cannes Cine Junior (França), 2024

Prémios

Festival Internacional de Cinema de Berlim (Alemanha), 2024

Anthony Schatteman

Anthony Schatteman (1989) formou-se na KASK School of Arts, em Ghent, e fez um mestrado em Estudos de Cinema e Cultura Visual, na Universidade de Antuérpia.

O mundo dos jovens e as suas relações com as pessoas à sua volta formam um fio condutor no seu trabalho, caracterizado pela sexualidade emergente. Com poucos diálogos e um foco de atenção em emoções normalmente mais difíceis de expressar, nos seus filmes Anthony retrata, de uma forma estilizada, personagens universais com as quais todos nos podemos identificar.

A seu primeira curta-metragem, “Kiss me Softly”, foi um sucesso na sua estreia internacional, ganhando prémios em festivais de cinema internacionais em todo o mundo. Seguiram-se mais três curtas-metragens: “Follow me”, “Petit Ami” e “Hello, Stranger”. Em 2020, realizou “Alive”, uma série para a televisão belga VRT, protagonizada por Joke Emmers e Michäel Pas, numa produção da Polar Bear. Em 2021, lançou a série juvenil “Panna” que segue quatro jovens raparigas que perseguem o seu sonho de se tornarem jogadoras de futebol nas ruas de Antuérpia. “L’Homme Inconnu”, a curta-metragem filmada em 16mm, em Cavalaire-Sur-Mer, estreou-se no Film de Cinema de Ghent, na Bélgica, em 2021, seguindo-se a série “2de Zit” para a plataforma de streaming belga Streamz. Mais recentemente, realizou a série irlandesa “Northern Lights” para a Lionsgat e realizou a sua primeira longa-metragem “Young Hearts.

FILMOGRAFIA
2024: Young Hearts (longa-metragem) 
2023: Northern Lights (série)
2022: 2de Zit (série)
2021: L’homme Inconnu (curta-metragem) 
2021: Panna (série)
2021: Alive (série)
2017: Petit Ami (curta-metragem) 
2016: Hello, Stranger (curta-metragem)  
2015: Follow Me (curta-metragem) 
2012: Kiss Me Softly (curta-metragem) 

Ficha Técnica

Realização e Argumento: Anthony Schatteman
Direção de Fotografia: Pieter Van Campe
Elenco: Lou Goossens, Marius De Saeger, Geert Van Rampelberg, Emilie De Roo, Dirk Van Dijck, Saar Rogiers, Ezra Van Dongen, Jul Goossens, Olivier Englebert, Wim Opbrouck, Florence Hebbelynck, Jill Malfroot, Cassie Alcendor, Samba Thiam, Sam Michiels, Marie Gevaert
Direção de Arte: Kato Bulteel Figurinos: Gudrun Wylleman Maquilhagem: Jacqueline Hoogendijk, Chinouk Meurer
Casting: Sien Josephine Teijssen
Dramaturgia: Olivier Roels
Som: Rosanne Blokker, Meghan Van der Meer Montagem: Emiel Nuninga
Música: Ruben De Gheselle
Direção de Produção: Jan Ryvers
Primeiro Assistente de Realização: Jeff Theys
Gravação de Som: Feras Daouk, Laurens Desmet
Produtor: Xavier Rombaut (Polar Bear- BE)
Co-produtor: Floor Onrust (Family Affair Films – NL), Annabella Nezri (Kwassa Films – BE)

Fotos
Trailer