Milan Kundera, da Brincadeira à Insignificância

Miloslav Šmídmajer, documentário, 2021, República Checa, 95 min.

Milan Kundera está envolto em mistério. Não deu uma única entrevista em 30 anos e não aparece em público, pelo que apenas podemos conhecê-lo através do seu trabalho. Os seus ensaios e as reflexões filosóficas nas suas obras revelam muito sobre ele.
Além de outras, este filme coloca questões como: O que é que, na obra de Kundera, o elevou ao estatuto de autor lendário? O que há de tão único nos seus livros?
Ajudando-nos neste trabalho de investigação está um estudante que tem uma fantástica oportunidade para conseguir uma entrevista com Kundera. Após semanas de espera, num café à porta da casa de Kundera, enquanto lê as suas obras, este estudante começa a identificar-se com algumas das ideias do autor.
Por esta via começamos a perceber melhor a mensagem de Kundera, como e porquê as suas estórias continuam a emocionar-nos e a pensarmos, não apenas nos protagonistas, mas também sobre nós próprios.

Milan Kundera nasceu a 1 de abril de 1929, em Brnö, na antiga Checoslováquia. Em 1975 fixou residência em Paris, tendo, em 1981, adotado a nacionalidade francesa.
Autor de uma vasta obra, que abrange o romance, o ensaio e a poesia, é considerado um dos mais importantes escritores do século XX. A Insustentável Leveza do Ser é a sua obra mais aclamada pelos leitores e pela crítica, e em muito contribuiu para o tornar num autor reconhecido internacionalmente.
Entre outros, foram atribuídos a Milan Kundera o Prémio Médicis (1973), o Prémio Mondello (1978), o Prémio Common Wealth (1981), o Prémio Jerusalém (1985) e o Prémio Independent de Literatura Estrangeira (1991).

Fotos
Trailer