Mark Cousins é um cineasta e escritor do norte da Irlanda e da Escócia. No início da sua carreira, realizou documentários sobre a infância, o neo-nazismo e o treino militar para a televisão. Em plenos anos 1990, desafiando o cerco de três anos da cidade, Cousins e o Festival de Cinema de Edimburgo exibiram filmes em Sarajevo.
Na escrita, o seu primeiro livro publicado chama-se “Imagining Reality: The Faber Book of Documentary” e foi considerado “indispensável” pelo Times Literary Supplement. O seu segundo livro, publicado em 2004, “The Story of Film”, foi traduzido em várias línguas e para o jornal The Times foi “de longe o melhor livro que já lemos sobre cinema”.
O seu filme de 930 minutos, “The Story of Film: An Odyssey”, considerado pelo New York Times como “o lugar a partir do qual todos os futuros revisionistas deveriam começar”, foi exibido em vários festivais de cinema tendo recebido o Prémio Peabody e o Prémio Stanley Kubrick, entregue a Mark Cousins pelas mãos de Michael Moore.
O primeiro documentário de longa-metragem de Cousins, “The First Movie”, dedicado às crianças no Iraque curdo, ganhou o Prix Itália em 2009. Em 2012, foi nomeado para o London Award for Art and Performance no Screen International Award. Cousins foi o curador convidado na Cinemateca Eye, em Amsterdão. A sua longa-metragem seguinte, “What is this Film called Love?”, foi exibida em vinte países e nomeada na categoria de ‘’Melhor Realizador’’ nos BAFTA, na Escócia. PJ Harvey disse que Cousins era “revelador e inspirador” e a banda de rock, Maximo Park, escreveu uma música inspirada em si.
Em 2013, o seu filme “A Story of Children and Film” foi selecionado oficialmente para o Festival de Cannes. Desde então, foi curador de “Cinema of Childhood”, uma série de dezassete filmes que percorreu o Reino Unido e a Irlanda ao longo de um ano, recebeu o prémio Visionary em Traverse City no Michigan (EUA) e o prémio Salzgeber no Festival de Cinema de Berlim.
Em 2015, dedica um filme à sua cidade natal – “I am Belfast” conta com a direção de fotografia de Christopher Doyle, foi lançado pelo Festival de Cinema de Londres BFIe valeu-lhe uma comparação pela Variety ao grande realizador soviético Dziga Vertov.
O seu filme “Atomic”, uma colaboração com a banda Mogwai produzida pela BBC e pela Hopscotch, foi exibido em Hiroshima, Chernobyl, na Catedral de Coventry e nos festivais de Edimburgo e da Holanda.
Em 2016, Cousins concluiu o filme “Bigger than The Shining”, um projeto secreto exibido apenas em circunstâncias underground, e recentemente publicou “The Story of Looking”, descrito pelo jornal britânico The Guardian como “um sábio olhando para as estrelas”. O livro foi nomeado para o Prémio Saltire de Melhor Livro de Não Ficção de 2018.
Em 2017, o seu filme “Eyes of Orson Welles” teve a sua estreia mundial em Cannes. Seguiram-se “Storm in My Heart”, um filme com duas casas e quatro telas que aborda o racismo em Hollywood e “Women Make Film”, um filme de 14h narrado por Jane Fonda, Sharmila Tagore, Debra Winger, Adjoa Andoh, Kerry Fox e Tilda Swinton que se estreou no festival de Veneza.
Em 2021, Cousins lançou três filmes: “The Storms of Jeremy Thomas”, “The Story of Looking” e “The Story of Film: A New Generation”.
2008: “First Impressions” (curta-metragem)
2008: “The New Ten Commandments: Kenny Richie” (antologia cinematográfica)
2008: “The New Ten Commandments: 8 ½” (antologia cinematográfica)
2008: “The New Ten Commandments” (longa-metragem)
2009: “The First Movie” (documentário)
2011: “The Story of Film: An Odyssey” (longa-metragem)
2011: “60 Seconds of Solitude in Year Zero” (longa-metragem)
2011: “Cinema Is Everywhere” (longa-metragem)
2012: “What is this Film Called Love?” (longa-metragem)
2013: “Dear Georges Melies” (curta-metragem)
2013: “Apollo: Prvo ratno kino” (curta-metragem)
2013: “Here be Dragons” (longa-metragem)
2013: “A Story of Children and Film” (longa-metragem)
2014: “Homeless” (curta-metragem)
2014: “The Wind in the Trees” (curta-metragem)
2014: “The Place” (curta-metragem)
2014: “The Big Shave Backwards” (curta-metragem)
2014: “Life May Be”(longa-metragem)
2014: “The Oar and the Winnowing Fan” (curta-metragem)
2014: “But Then Again, Too Few to Mention” (curta-metragem)
2014: “The Film That Buys the Cinema” (longa-metragem)
2014: “6 Desires: D. H. Lawrence and Sardinia” (longa-metragem)
2014: “The Place” (curta-metragem)
2014: “Dear John Grierson” (curta-metragem)
2015: “Your Eyes Flash Solemnly with Hate Writer” (curta-metragem)
2015: “I am Belfast” (longa-metragem)
2015: “Atomic, Living in Dread and Promise” (longa-metragem)
2016: “Antonia Bird: From EastEnders to Hollywood “ (longa-metragem)
2016: “Stockholm, My Love” (longa-metragem)
2016: “Bigger than The Shining” (longa-metragem)
2016: “Eisenstein on Lawrence” (curta-metragem)
2017: “Storm in My Heart” (longa-metragem)
2017: “The Eyes of Orson Welles” (longa-metragem)
2019: “Women Make Film: A New Road Movie Through Cinema” (longa-metragem)
2020: “Alexander’s Film” (curta-metragem)
2020: “40 Days to Learn Film Writer” (longa-metragem)
2020: “This Violation” (curta-metragem)
2020: “Dear Paul Schrader” (curta-metragem)
2021: “The Storms of Jeremy Thomas” (longa-metragem)
2021: “The Story of Looking” (longa-metragem)
2021: “The Story of Film: A New Generation” (longa-metragem)
2021: “The Flowers the Fish and the Cockerel” (documentário)
Argumento e realização: Mark Cousins
Produtores Executivos: John Archer, Clara Glynn
Cinematografia: Mark Cousins
Produtor: John Archer
Música original composta e produzida por: Donna McKevitt
Violoncelo: Rosie Banks-Francis
Violino: Ruth Funnell
Piano: David Richard
Flauta: Eliza Marshall
Piano adicional: Donna McKevitt
Narração: Alistair McGowan
Designer de Som e Re-Recording Mixer: Ania Przygoda
Grafismos: Greenlight Creative
Assistente de produção: Jack Archer
Manager de produção: David Brown
Runners: Robbie Gibson, Sam Lewis
Coordenador de produção: Mhairi Valentine
Editora assistente: Fatma Hegazy
Som: Gair Davies
Online: Chas Chalmers
Secretariado de produção: Ken Livingstone
Bookkeeping: Kirsty Kyle
Seguradora: David johnstone WK Insurance
Consultadoria legal: Sean MCTernan
Arquivo: Alamy, AP Archive, Getty Images, Los Angeles Public Library, National Portrait Gallery London, Phillippe Halsman: Magnum Photos, Pond 5, Shutterstock