O Meu Nome É Alfred Hitchcock

My Name is Alfred Hitchcock
Mark Cousins, Reino Unido, Documentário, 2022, 120 min.
Mark Cousins, Reino Unido, Documentário, 2022, 120 min.

Sinopse

2022 marca o centenário da primeira longa-metragem de Alfred Hitchcock. Um século depois, Hitchcock permanece como um dos realizadores mais influentes da história do cinema. Como é que o seu vasto repertório de filmes e o seu legado se mantém na sociedade atual?

Mark Cousins, o premiado cineasta por trás de “The Story of Film: An Odyssey”, “The Eyes of Orson Welles” e “The Story of Film: A New Generation”, examina o autor e o seu legado através de uma nova e radical abordagem: recorrendo à própria voz do cineasta. À medida que Hitchcock volta a assistir aos seus próprios filmes, somos levados, de uma forma divertida e reveladora, numa odisseia através da sua vasta carreira – os vívidos filmes mudos, os lendários filmes das décadas de 1950 e 1960 até às suas obras posteriores.

Nota de Intenções

Em 2021, o meu produtor John Archer comentou que 2022 marcaria o centenário do primeiro filme de Alfred Hitchcock, “Número 13″. Archer perguntou-me se poderia fazer um filme sobre Hitchcock e, embora eu tenha feito um filme sobre o Orson Welles, geralmente evito os grandes ‘’monstros’’ do cinema. Creio que já são bastante abordados e prefiro explorar territórios menos conhecidos. Contudo, os filmes de Alfred Hitchcock parecem-me inesgotáveis e tive imediatamente uma ideia para fazer este filme. E se fosse um filme na primeira pessoa? Hitchcock falaria por si mesmo, sem recorrer a imagens de arquivo ou a entrevistas antigas. E se eu escrevesse um monólogo novo e longo para ser dobrado por alguém que pudesse ter uma voz parecida com a de Alfred? Como se fosse um monólogo de Alan Bennett. A ideia entusiasmou-me porque permitiria que eu, como cineasta, fosse muito direto e brincasse com a ideia da voz.

Para ter a certeza de que há coisas novas a dizer sobre Hitchcock, e como estávamos em confinamento, decidi ver todos os filmes por ordem cronológica. Ao mesmo tempo, fui lendo alguns dos muitos livros que analisam as suas técnicas e obsessões, bem como o livro da sua filha Patrícia, o de Tippi Hedren e outros. Para orientar e analisar o que estava a ver, escolhi explorar alguns temas menos óbvios: a solidão, a concretização, a sua altura, etc. Quando comecei a ver os filmes, dei imediatamente por mim a escrever páginas de apontamentos. Quando vemos um filme com uma realização em mente,”O Inquilino” e “A Dama Oculta”, por exemplo, tornam-se subtilmente diferentes. Os primeiros filmes mudos começam a parecer prenúncios de “Um Corpo Que Cai”. Assisti a horas de entrevistas com Hitchcock e estudei a sua voz, as suas cadências. Mais páginas de apontamentos e vários cadernos e alguns meses depois, estava pronto para escrever. Peguei em tesouras e cortei os meus cadernos em linhas e parágrafos. Acabei com cerca de mil pedaços de papel. Depois, agrupei-os por temas e usei-os para estruturar a minha escrita. Perdi-me na escrita durante várias semanas e, de repente, o guião estava pronto. Eu e o editor Timo Langer começámos a editar e usámos desde o início a minha própria voz como voz substituta da de Hitchcock.

Quando terminámos, o filme tinha duas horas de duração. O produtor John Archer e a produtora executiva Clara Glynn assistiram ao filme e concordámos que tínhamos um mosaico, uma teia com a qual podíamos brincar. Deparamo-nos com a dúvida sobre quem faria a voz de Hitchcock. Pedi sugestões ao meu amigo Simon Callow que me disse que o melhor ouvido do mercado é Alistair McGowan. De seguida, entramos em contato com o seu agente e acabei por receber uma mensagem de áudio no meu telefone. Era Alistair a ler os primeiros cinco minutos do guião. E ele é Hitchcock. Gravo-o num pequeno estúdio em Shrewsbury e, embora tenha trabalhado com Jane Fonda, Tilda Swinton e muitos dos melhores artistas do meio, fiquei impressionado pela precisão do seu talento. Substituímos a minha voz pela dele e o filme ganhou vida.

O filme estava pronto. Nos créditos iniciais, digo: “Escrito e narrado por Alfred Hitchcock”. Isso, claro, não é verdade – e nos créditos finais, contamos à audiência quem realmente fez a voz – mas queremos criar a ilusão de que Alfred Hitchcock decidiu finalmente , através do além, guiar-nos pelo seu notável trabalho: o criador de um dos grandes sistemas de imagem do século XX, um labirinto de prazer e desejo.

Do ponto de vista do século XXI, o filme “Sabotador” de Hitchcock parece um road movie, um retrato da paisagem da América e um belo ensaio sobre tolerância. A ternura em “The Farmer’s Wife” parece ecoar a longa e próxima relação do realizador com a sua esposa, Alma. “Os 39 Degraus” parecem um filme de hiperlinks. A seriedade moral de “O Homem Errado” e “Rope’’ torna-se mais clara como nunca antes e fazem deles filmes centrais da obra cinematográfica de Hitchcock. A solidão em “Psycho”, “Confissão” e “A Janela Indiscreta” são de destacar. Quando vemos estes filmes em sequência, conseguimos perceber um cineasta em busca de algo, não apenas de histórias, mas de concretização, audácia e forma. Essa procura faz com que os seus filmes pareçam atuais. Para um homem tão interessado nos tempos, o seu trabalho é intemporal.

Seleções oficiais

Telluride Film Festival, EUA, 2022
Festival Internacional de Cinema de São Paulo, Brasil, 2022
Beirut Art FF, Líbano, 2022
Noir in Festival, Itália, 2022
Master of Art Film Festival, Bulgária, 2023
Festival Internacional de Cinema de Glasgow, Reino Unido, 2023
Ecrans Britanniques / British Screens, França, 2023
Splendid Cinema, Letónia, 2023
Festival Internacional de Cinema de Hong Kong, 2023
Festival Internacional de Cinema de Barcelona, Espanha, 2023
Munich Int’l Doc FF – DOK.fest Munchen, Alemanha, 2023
DocAviv, Israel, 2023
Millennium Docs Against Gravity Film Festival, Polónia, 2023
Beat Film Festival, Rússia, 2023
Festival Internacional de Cinema de Shanghai, China, 2023
Transilvania FF ,Roménia, 2023
Festival Internacional de Cinema da Nova Zelânida, Nova Zelândia, 2023
EBS International Documentary Festival, Coreia do Sul, 2023

Fotos
Trailer