Sweet Thing – Ficha Técnica

Ficha Técnica

DRAMA, EUA, 2020, 91 MINUTOS, PRETO E BRANCO/COR, 1.66:1, 5.1

escrito e realizado por
ALEXANDRE ROCKWELL

produzido por
LOUIS ANANIA,
HALEY ANDERSON,
KENAN BAYSAL

cinematografia
LASSE TOLBØLL

edição
ALAN WU

mistura e edição de som
ALDOLPHO ROLLO

produtores executivos
JENNIFER BEALS,
WILL PATTON,
SAM ROCKWELL,
DAMIEN NEWMAN,
HEDY GROTH PUTEGNAT,
ELAINE WALSH

supervisão de música
ALDOLPHO ROLLO

banda sonora
VAN MORRISON,
BILLIE HOLIDAY,
BRIAN ENO,
ARVO PÄRT,
AGNES OBEL

marketing
RUMEYSA YORUKLU

 

Alexandre Rockwell

Aclamado e habilidoso na sua arte, o realizador Alexandre Rockwell é mais conhecido pelas obras In the Soup e 13 Moons. A sua capacidade de trazer ao ecrã personagens multifacetados que são, simultaneamente, complexos e falíveis, bem como o seu domínio de técnicas clássicas e de uma imensa criatividade na hora de contar histórias fazem dele uma das mais respeitadas figuras do cinema independente.

É justo referir que Alexandre tem o cinema no sangue. O seu avô, o animador russo Alexandre Alexeïeff, e a sua avó, a artista americana Claire Parker, conheceram-se e casaram em França. Passaram a vida a fazer filmes animados juntos e são mesmo considerados os fundadores da animação em tela pinscreen.

Rockwell foi a Paris explorar a arte do cinema com o avô durante a adolescência. Frequentou posteriormente a Cinemateca Francesa, onde estudou formalmente o ofício, e, na década de 1980, conseguiu estabelecer-se no mundo do cinema independente. Na época, já tinha várias curtas-metragens no currículo e teve seu trabalho exibido no Instituto de Arte Contemporânea de Boston e na Association of Independent Video and Film de Nova Iorque.
Isto conseguiu-lhe o seu primeiro crédito enquanto realizador, com o filme Lenz, que foi exibido com grande aclamação no Festival de Cinema de Berlim em 1982. Alexandre regressou a Berlim com o seu filme seguinte, feito para a ZDF, intitulado Hero, que veio a ganhar o Prémio do Júri no USA Film Festival, em Park City, Utah. A reputação de Rockwell continuou a crescer ao longo da década seguinte, até ao êxito In the Soup, com Steve Buscemi, Seymour Cassel e Jennifer Beals. O filme venceu o Grande Prémio do Júri no Festival de Sundance em 1992 e foi recebido com igual entusiasmo pelos colegas de profissão e pelo público em geral.

Desde então, Rockwell tem continuado a realizar filmes bem recebidos pela crítica, como Four Rooms – 4 Quartos (que co-realizou com Questin Tarantino, Alison Anders e Robert Rodriguez), Somebody to Love, com Rosie Perez e Harvey Keitel, e a comédia de sucesso 13 Moons, com Steve Buscemi, Peter Dinklage e outros amigos de longa data seus, como Sam Rockwell e Jennifer Beals.
Em 2011, dirigiu Peter Dinklage e Tim Roth no filme de culto Pete Smalls is Dead. Em 2016, realizou o também aclamado pela crítica e pelos festivais Little Feet, onde figuram os seus filhos Lana and Nico, que, junto com um jovem vizinho, atravessam a cidade de Los Angeles a pé para irem libertar o seu peixinho dourado no mar. O filme venceu o prestigiado Piazolla no Festival de Cinema Mar Del Plata e veio a receber grande louvor um pouco por todo o mundo, incluindo nos Festivais de Cinema de Toronto e Roma, e alcançando uma semana de aberta com críticas estrondosas em Nova Iorque e Los Angeles mais tarde nesse mesmo ano.

Em 2017, Rockwell foi nomeado diretor do departamento de Realização no prestigiado Programa Tisch School Arts Grad Film Program da Universidade de Nova Iorque. Lá, acompanhou e guiou algumas das mais promissoras vozes do cinema independente, transmitindo a sua paixão pela realização a uma nova geração de amantes do cinema de autor. Rockwell segue agora no sucesso de Little Feet apresentando ao mundo Sweet Thing, que volta a reunir os seus filhos e desta vez também a sua mulher, Karyn Parsons, mais conhecida pelo papel na série The Fresh Prince of Bel Air – O Príncipe de Bel-Air. Juntamente com o veterano Will Patton, que desempenha o papel de pai das crianças, apresentaram o filme na secção Generation do 70.º Festival Internacional de Cinema de Berlim, em fevereiro de 2020.