É um filme concebido como uma espécie de diário de viagem, um caderno de notas cinematográfico sobre o trabalho de alguns dos mais significativos fotógrafos japoneses contemporâneos (Daido Moriyama, Nobuyoshi Araki, entre outros). Através de uma série de encontros com os fotógrafos, os realizadores reflectem sobre a natureza do acto de fazer imagens e contar histórias, sobre o próprio processo diarístico. Ao filmarem com duas câmaras 16mm de corda, Martins e Príncipe valorizam a crueza do espontâneo e do contingente, acima do tratamento estudado. Ao mesmo tempo diário e reflexão sobre o género diarístico, Traces of a Diary é um filme elíptico, uma visão pessoal e dinâmica sobre alguns dos mais importantes fotógrafos actuais e sobre a cidade de Tóquio que eles fotografam.Palavras-chave
Fotografia / Fotógrafos japoneses / Japão contemporâneo / Diário / Memória / História / Voyeurismo / Ética / Privacidade / Identidade
Pistas de reflexão
A fotografia como ferramenta de conhecimento e meio de expressão – aprendemos algo por meio de fotografias?
A fotografia como registo de um momento, de um movimento – uma imagem conta-nos uma história real? Uma imagem fala-nos da realidade?
Uma imagem diz tudo por si mesma? Pode prescindir das palavras?
O fotógrafo observa o mundo e regista aquilo que vê – há limites éticos para aquilo que pode ou não ser registado?
Como um observador, o fotógrafo é também um voyeur? E o espectador da fotografia, também não o é? O que é voyeurismo?