Há Cinema no Museu: Ciclo “(Euro)Políticas”

Este mês inicia-se um novo ciclo de cinema no Museu do Dinheiro.

Convocado de modo implícito na exposição “(Euro)políticas: fotografia contemporânea depois de 1999”, este ciclo de cinema dedica-se a alguns dos momentos-chave que testaram as fundações do projeto Europeu e da própria moeda única. Atos de participação, atos de hospitalidade e atos de utopia passados para o cinema documental, sob a lente de autores assumidamente comprometidos e assumidamente esperançosos.

Sábado, 8 de junho, às 15h00
NEXT STOP UTOPIA
Apostolos Karakasis
Grécia
91 min. *Legendado em inglês

Quando uma fábrica grega vai à falência, os trabalhadores ocupam-na e tentam geri-la por si. A autogestão afigura-se uma tarefa difícil; rapidamente descobrem que antes de tudo têm que ser eles a transformar-se.

Sábado 29 de junho, às 16h00
DREAMOCRACY
Raquel Freire, Valérie Mittieaux
Portugal
80 min. * Seguido de conversa com a realizadora Raquel Freire

Inspirados na Primavera Árabe, João e Pedro, dois jovens idealistas, licenciados, desempregados, e os seus amigos, organizaram o grande protesto popular de 12 de Março de 2011. Conseguiram mobilizar meio milhão de pessoas contra as medidas de austeridade, o que os impulsionou a irem mais longe e criarem a “Academia Cidadã” para empoderar as/os cidadãs/ãos e a criarem ferramentas para salvar a democracia. Seguindo novas formas de fazer política, Dreamocracy traz-nos um outro olhar sobre o ativismo contemporâneo, que parte de casa, da internet e sai para a rua à procura da mudança real e de novos paradigmas.

Sábado 27 de julho, às 15h00
FOGO NO MAR
Gianfranco Rosi
Itália
93 min. *Legendado em português

Samuele tem 12 anos e vive numa ilha do mar Mediterrâneo. Como muitos rapazes da sua idade, vai à escola e passa o tempo livre pela ilha a brincar com a sua fisga. À volta de Samuele existe mar e existem homens, mulheres e crianças que tentam atravessá-lo a partir de África em pequenos barcos sem as mínimas condições. A ilha onde Samuele vive é Lampedusa, uma fronteira simbólica da Europa, à qual tentam chegar milhares de migrantes que procuram liberdade e esperança. Os habitantes de Lampedusa testemunham diariamente uma das maiores tragédias humanitárias dos nossos tempos, apesar de estes dois mundos praticamente não se encontrarem. Urso de outro no Festival de Cinema de Berlim

Domingo 2 de junho, às 11h00
Cinema Infantil
Curtas de animação “Crescer, crescer, crescer”
Para famílias e crianças

Entrada gratuita mediante reserva. Consulte a programação do Museu do Dinheiro aqui.