Há Cinema no Museu do Dinheiro

Após uma pausa para as férias de Verão, a parceria entre a Zero em Comportamento e o Museu do Dinheiro, do Banco de Portugal, volta ao ativo, com a exibição de cinema nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro.

Em três documentários biográficos, narram-se histórias da vida de escritores como numa sucessão de visões sobre a relação de cada autor com os seus mundos. Nos três casos, as palavras indivíduo, personagem, país, são substantivos que ganham consistência quando conjugados com o conceito de liberdade, aqui tratado como reduto de salvação, sinónimo de resiliência e de criação.

Contadas na primeira pessoa, no timbre e ritmo do escritor, as histórias inspiram quem assiste ao testemunho / confissão.

 

22 OUTUBRO / 16h00
SALMA
Quando Salma, uma jovem muçulmana do sul da Índia, tinha 13 anos, foi trancada pela sua família durante 25 anos, que a proibiu de estudar e a forçou a casar. Durante esse tempo, as palavras foram a salvação de Salma. Ela começou secretamente a compor poemas em pedaços de papel e, por meio de um sistema complexo, foi capaz de os tirar de casa e levá-los para as mãos de um editor.

29 OUTUBRO / 16h00
ANTÓNIO LOBO ANTUNES
“Eu escrevo para ter uma montanha de livros quando morrer.” Psiquiatra, António Lobo Antunes é um dos escritores portugueses mais reconhecidos internacionalmente. No filme, as personagens e cenas dos seus livros interrompem constantemente o discurso do escritor. Lisboa invade a sua casa. As vozes das personagens impõem-se à casa do escritor. António Lobo Antunes compara a sua escrita a um curso de água que abandona para encontrar livremente o seu caminho.