Em parceria com o Museu do Dinheiro, do Banco de Portugal, apresentamos entre Janeiro e Abril deste ano, um ciclo de cinema intitulado “Retratos de Vidas Extraordinárias”.
Entre ficções e realidade propõe-se 4 filmes que nos levam por um périplo de sons e imagens até ao amago da vida e da obra de criadores portugueses, artistas e escritores excecionais vistos por câmaras sentimentais, quase indiscretas, diretas no olhar: intrusas até. Estes documentários são outras formas de fazer o retrato que amalgama o corpo, o modo de viver e o processo criativo num todo comum, sem filtro, por vezes a nu. Tão frágil e sublime na cumplicidade que nos deixa questionar sobre a relação do realizador com o criador.
21 JANEIRO
16h00 | FILME: JOSÉ CARDOSO PIRES – DIÁRIO DE BORDO
No ano em que José Cardoso Pires recebeu o Prémio Pessoa, o mais prestigiado prémio português, Manuel Mozos filmou um retrato daquele que foi um dos grandes autores da língua portuguesa. A vida e a escrita, o cinema, o erotismo e a morte, são alguns dos temas deste filme, rodado em Lisboa e na Caparica (o refúgio do escritor) no Outono e Inverno de 1997.
Mais informações aqui.