Há Cinema no Museu do Dinheiro

Em parceria com o Museu do Dinheiro, do Banco de Portugal, apresentamos entre Maio e Setembro deste ano, a quarta edição de um ciclo de cinema intitulado “Retratos de Vidas Extraordinárias ”.

Entre ficções e realidade propõe-se 4 filmes que nos levam por um périplo de sons e imagens até ao amago da vida e da obra de criadores portugueses, artistas e escritores excecionais vistos por câmaras sentimentais, quase indiscretas, diretas no olhar: intrusas até. Estes documentários são outras formas de fazer o retrato que amalgama o corpo, o modo de viver e o processo criativo num todo comum, sem filtro, por vezes a nu. Tão frágil e sublime na cumplicidade que nos deixa questionar sobre a relação do realizador com o criador.

 

17 DE JUNHO / 16h00
FILME: ANA VIEIRA – E O QUE NÃO É VISTO
É insólito o lugar de Ana Vieira (n. 1930) na arte portuguesa: trabalhando o rasto, a sombra, a passagem da luz (ou dos corpos?), o reflexo, a sobreposição, a pegada, a memória ou a planificação do futuro, a sua arte raia o invisível. E questiona o lugar da arte – e o do espetador, colocado sempre “de fora” ou com a consciência do “off”. Pois não é Ana Vieira que diz “o que me interessa mais neste momento é o que não é dito e o que não é visto”?

Mais informações aqui.

 

Para além dos documentários, este mês também levamos uma sessão de Filminhos ao Museu do Dinheiro, a que chamámos Mixórdia de Histórias.

03 DE JUNHO / 11h00
SESSÃO DE FILMINHOS: MIXÓRDIA DE HISTÓRIAS
Uma mixórdia de histórias para os mini miúdos! Ora vejam a preparação: bailarinas transformadas em monstros, galinhas desaparecidas, nuvens de fogo, dentes às bolinhas e miúdos que são diabretes. Tudo bem misturado num batido delicioso para ver no museu: tens coragem para experimentar?

Mais informações aqui.