O Videoclube da Zero em Comportamento celebra o Dia Internacional das Mulheres com uma seleção especial de filmes que refletem sobre o papel das mulheres em diferentes contextos sociais, familiares e emocionais.
A Organização das Nações Unidas, aponta que “séculos de discriminação e de patriarcado profundamente enraizado criaram uma lacuna de poder de género nas nossas economias, sistemas políticos, empresas e cultura. Os direitos das mulheres fizeram um progresso significativo nas últimas décadas, da abolição de leis discriminatórias ao aumento do número de raparigas a frequentar a escola.” Mas, acrescenta, “apesar de todos os avanços relativos aos direitos das mulheres, nenhum país atingiu a igualdade plena entre homens e mulheres.”
A Zero em Comportamento pretende afirmar a sua posição na luta pela igualdade de género, pelo que estende a celebração da emancipação feminina a todo o mês de Março e disponibiliza um programa especial que traz dois lançamentos inéditos: “Jane por Charlotte”, de Charlotte Gainsbourg, no qual a realizadora se expõe perante a lente da câmara numa conversa com a mãe, Jane Birkin; e “Tempos de Desejo” de Raquel Marques, um documentário que mostra o percurso de Bea numa solidão inesperada que parece fazer parte do seu desejo, o de ser mãe solteira e lésbica.
Este programa especial do Videoclube Zero em Comportamento inclui também “O lugar das meninas é onde elas quiserem” – um conjunto especial de dez Filminhos Infantis que retratam personagens femininas que se vêem confrontadas com diferentes situações que testam as suas capacidades individuais.
Para além destes novos lançamentos, neste mês dedicado às mulheres, o Videoclube Zero em Comportamento revisita ainda “A Casa das Mães”, o documentário de Philippe Constantini que se debruça sobre a “Casa de Santo António”, uma instituição em Lisboa que presta apoio prático e emocional a cerca de vinte mães adolescentes e “Pink Saris” de Kim Longinotto, documentário que acompanha a história de Sampat Pal, uma complexa e singular ativista política, líder do movimento Gulabi Gang, que trabalha pelos direitos das mulheres na região de Uttar Pradesh, no norte da Índia.
JANE POR CHARLOTTE
Com o estremecimento do tempo a passar, Charlotte Gainsbourg começou a olhar para a mãe, Jane Birkin, de forma inaudita, ambas ultrapassando uma reserva partilhada. Pela lente da câmara, expõem-se uma à outra e dão espaço a uma relação entre mãe e filha.
A CASA DAS MÃES
Este filme debruça-se sobre a instituição social “Casa de Santo António” em Lisboa, que presta apoio prático e emocional a cerca de vinte mães adolescentes. Durante os dois ou três anos de residência as jovens são preparadas para uma vida auto-suficiente que lhes permita cuidar dos seus filhos.
O LUGAR DAS MENINAS É ONDE ELAS QUISEREM
Neste programa de Filminhos apresentamos um conjunto de histórias que retratam personagens femininas que se vêem confrontadas com diferentes situações que testam as suas capacidades individuais. No dia Internacional das Mulheres, disponibilizamos um programa especial de dez curtas-metragens que mostram diferentes personagens femininas obrigadas a confrontar-se com as suas próprias características, com a percepção que os outros têm delas e, acima de tudo, com a maneira como reagem diante de adversidades.
TEMPO DE EMAGRECER
GUARDA-CHUVAS
PODES CONTAR SEMPRE COM O TEU PAI
AS AVENTURAS DE MIRIAM: A INUNDAÇÃO
AS NOVAS ESPÉCIES
PAI E FILHA
NA CIDADE
A TERRA NAS MINHAS MÃOS – ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
APRENDENDO A ANDAR DE BICICLETA
NO FIM DO MUNDO
TEMPOS DE DESEJO
Um novo lugar no mundo é revelado enquanto Bea é luta com a perda e o que ela imagina que virá. Na casa que se prepara para acolher a mudança, os medos habitam. Uma solidão inesperada também parece fazer parte de seu desejo, o de ser mãe solteira e lésbica.
PINK SARIS
Acompanhamos a história de Sampat Pal, uma complexa e singular activista política, líder do movimento Gulabi Gang, que trabalha pelos direitos das mulheres na região de Uttar Pradesh, no norte da Índia.