Em maio, o CINEMA AJUDA-NOS A CRESCER vai até Loulé, Barreiro, Évora, Sobral de Monte Agraço, Sesimbra, Leiria, Moita e Seixal!
Em parceria com a Câmara Municipal de Loulé, a 1 de maio os alunos das escolas do concelho têm à sua espera a curta-metragem das realizadoras Ana Luísa Oliveira e Sara N. Santos, “Lar Doce Escola” que vem mostrar como se pode aprender fora das regras instituídas no ensino e como pode a escola ser um lugar de afetos. No mesmo dia, ainda há tempo para uma sessão cheia de novos animais e personagens que vêm ajudar a descobrir os segredos do nosso mundo com o programa de filminhos “Vamos Proteger o Nosso Planeta”
Em parceria com a Câmara Municipal do Barreiro, a Escola Profissional Bento Jesus Caraça exibe a 2 de maio o programa de curtas-metragens que celebra os 50 anos do 25 de abril produzidas por alunos do Departamento de Cinema e Artes dos Media da Universidade Lusófona : “Lápis Azul” de Rafael Antunes, “Íris” de Renato Arroyo e Francisco Ferreira, “Hora Sagrada” de Nuno Soler e Ruben de Sousa e “Rachado” de Ana Rodrigues, António Lucas, João Monteiro e Rita Branco.
O filme que pôs alunos, professores e pais a falar sobre bullying, “Desculpa! – Uma História Sobre Bullying” vai até ao Fórum Eugénio de Almeida, em Évora, a 8 de maio, até Sesimbra, a 9 de maio, e até ao Cineteatro Municipal de Sobral de Monte Agraço, a 10 de maio. Um filme que retrata as consequências dos maus-tratos e da intimidação física e psicológica nas escolas, baseado no livro “Spijt!” de Carry Slee, que continua a não deixar ninguém indiferente.
“À Solta na Internet” de Barbora Chalupová e Vít Klusák, baseado numa experiência online que expôs 2.458 predadores sexuais em 10 dias, é exibido a 21 de maio, em Leiria, no Teatro Miguel Franco.
A 22 de maio é a vez do Centro de Experimentação Artistica da Moita receber “Sweet Thing – Infância à deriva” , o filme de Alexandre Rockwell, que retrata a errância de crianças perdidas entre a sua inocência e a negligência dos pais, em New Bedford, nos EUA.
No final do mês, a 31 de maio, ainda há tempo para mais uma sessão no Seixal, na Escola Básica José Afonso, com “Aceitas-me como sou?”, um programa de curtas-metragens que aborda temas relacionados com o respeito pelos outros e em que as personagens principais são confrontadas com situações de racismo, bullying e opressão.
Os municípios interessados em disponibilizar este projeto às suas escolas de 3.º ciclo e de Secundário devem contactar-nos para escolas@zeroemcomportamento.org para saber mais informações.