O Cinema Vai à Escola (em Torres Vedras e na Moita)

O Cinema vai à Escola é uma proposta do Serviço Educativo da Zero em Comportamento, que apresenta um programa constituído por sessões temáticas relacionando diferentes áreas do saber e do desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos jovens, incentivando o despertar de uma atitude crítica e questionadora do mundo.

Esta programação permite aos alunos terem acesso a um conjunto de obras diferentes, muitas delas inéditas comercialmente em Portugal, e que deverão ser sempre complementadas com uma conversa sobre as temáticas abordadas nos filmes.

No dia 25 de Novembro às 10h00, no Teatro-Cine de Torres Vedras, em parceria com o ATV – Académico de Torres Vedras, será apresentado o filme “Salma”.

Kim Longinotto, Reino Unido, Índia, 2013, 89′ |Documentário
Tema: Discriminação e desigualdade de género
Salma, uma jovem muçulmana do sul da Índia, tinha 13 anos, foi trancada pela sua família durante 25 anos, que a proibiu de estudar e a forçou a casar. Durante esse tempo, as palavras foram a salvação de Salma. Ela começou secretamente a compor poemas em pedaços de papel e, por meio de um sistema complexo, foi capaz de os tirar de casa, e levá-los para as mãos de um editor. Contra todas as expectativas, Salma tornou-se a mais famosa poeta Tamil: o primeiro passo para a descoberta de sua própria liberdade e o desafiar das tradições e códigos de conduta na sua aldeia.

No dia 27 de Novembro às 14h00, será exibido o filme “De Quinta A Domingo” no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Moita.

Dominga Sotomayor, Chile, Holanda 2012, 96′ | Ficção
Tema: Relações familiares
Um fim de semana familiar é a proposta deste road-movie. Aquilo que poderia ser um momento íntimo de partilha a quatro é, contudo, manchado pela constatação de que será a última vez que estarão todos juntos. Há dois mundos no carro – o banco de trás que acompanha com pequenas intromissões as nucas quase sempre em tensão dos pais, e o banco da frente que dividido a meias, tenta comunicar para trás apenas o seu lado mais positivo. Há assim, um terreno minado o qual é necessário tactear com cuidado. “Quero dormir cansada” frase cantada no filme, vem atestar o fim da relação, como uma balada de despedida.