Em Agosto, sugerimos que aproveitem as noites agradáveis de Verão enquanto assistem a cinema ao ar livre!
Todas as quartas-feiras até Setembro, a partir das 21h, há cinema no Mercado de Fusão do Martim Moniz, para alegrar os serões de todos! A entrada é livre.
Julie Moggan / Documentário / Reino Unido / 2005 / 58’ / M/12
Houve uma altura em que uma viagem a bordo do cruzeiro Queen Elizabeth II era o máximo do luxo, apenas acessível a milionários. Os tempos mudaram e o navio está agora cheio dos mais diferenciados passageiros, quase todos ingleses e quase todos idosos. Hoje, os reformados ingleses médios concretizam o sonho das suas vidas viajando a bordo. Ficamos a conhecê-los melhor durante um destes cruzeiros. A observação social torna-se um pretexto para contar uma história agridoce sobre o amor e o tempo que passa.
Programa de Cinema Infantil composto por 8 curtas-metragens de animação: Abrimos a sessão com as aventuras de duas amigas bem diferentes e pelo caminho encontramos o lobo mau do capuchinho Vermelho e umas vogais pouco amigáveis! Logo depois vamos conhecer um lápis de cor vermelha e uma mosca muito incómoda… Apanhamos o barco e seguimos viagem com uma ovelha branca e ficamos a perceber o que acontece num planeta longínquo. Vamos terminar com uma história de amizade em duas dimensões.
André Letria, Portugal, 2010, episódios de 3′
Foxy e Meg são duas amigas bem diferentes e nesta aventura vão descobrir os antónimos! O que será que significa esta palavra?
Priit Tender, Animação, Estónia, 2007, 5′
Miriam, o irmão mais novo e a Galinha, vêem uma representação do Capuchinho Vermelho. Estão totalmente envolvidos emocionalmente, temendo sobretudo a aparição do lobo.
Zepe e Humberto Santana, Portugal, 2011, episódios de 2′
Nem todas as letras são amigáveis, e estas vogais parecem perigosas. Ginjas com muito engenho, terá de sobreviver ao «a, e, i, o, u»!
Dace Rīdūze, Letónia, 2013, 9′
Rudy é um lápis de cor vermelha, que, juntamente com os outros lápis, vai colorindo a história à medida que ela é contada. O seu trabalho continua até o momento em que é interrompido pelo aparecimento de uma mosca muito incómoda…
Jānis Cimmermanis, Animação, Letónia, 2013, 7′
História sobre o barco Vasa e uma equipa de resgate que vai enfrentar uma praga de ratos muito inteligentes!
Eloi Henriod, França, Animação, 2013, 9’
O Miúdo Loiro e a Ovelha Branca conta a história do pequeno Pierre que, de volta às aulas, relembra as férias passadas com a sua adorável ovelha.
Benoît Bargeton, Rémy Froment, Nicolas Gracia, Yannick Lasfas, Animação, França, 2008, 8′
Num planeta longínquo, onde tudo está extremamente regrado e ordenado, uma criança vem semear o caos…
Péter Vácz, Animação, Hungria, 2013, 17′
O Coelho e o Veado viviam felizes e contentes até a sua amizade ser posta à prova pela nova obsessão do Veado de encontrar a fórmula para a 3ª dimensão. Depois de um acidente inesperado, o Veado foi parar a um mundo novo e desconhecido. Separadas por dimensões as duas personagens têm de encontrar uma forma de voltar a estar juntas.
Paulo Prazeres, Documentário, Portugal, 2011, 55′
Banda de referência da chamada música moderna portuguesa, os Pop Dell’Arte nasceram em 1984 no bairro lisboeta de Campo de Ourique, cruzando referências das vanguardas artísticas, do cinema, da literatura e da cultura pop, editam os primeiros registos, o maxi “Querelle”, o single “Sonhos Pop” e o álbum “Free Pop”, em 1987. Com as atenções sempre centradas na expressividade do vocalista João Peste, que com o baixista Zé Pedro Moura é o único fundador que atravessou toda a carreira da banda, os Pop Dell’Arte representam uma geração que, pela independência, comentário social e arrojo musical, revolucionou o panorama português. Em 1986, João Peste fundou a Ama Romanta, histórica editora independente cujo catálogo inclui nomes como Mler Ife Dada, Mão Morta ou Sei Miguel. Depois de “Ready Made” (1993) e “Sex Symbol”, a Banda regressaria às edições com o EP “So Goodnight”, em 2001. “Contra-Mundum” é o seu último álbum (2010). Ao longo dos anos, passaram pelos Pop Dell’Arte músicos como Luís San Payo, João Paulo Feliciano, JP Simões ou Tiago Miranda, actualmente, são formados por João Peste, Zé Pedro Moura, Eduardo Vinhas, Nuno Castedo e Paulo Monteiro.
Armin Völckers, Ficção, Alemanha/Suécia, 2008, 85′, M/12
Leroy, um afro-alemão de 16 anos, é demasiado alemão para ser negro. A sua vida complica-se quando conhece os irmãos skinhead da sua namorada Eva.
Mercado Fusão – Martim Moniz
Praça Martim Moniz, 1100-341 LisboaOrganização
Mercado Fusão – Martim Moniz com a Zero em Comportamento