Em Julho, sugerimos que aproveitem as noites agradáveis de Verão enquanto assistem a cinema ao ar livre!
Todas as quartas-feiras até Setembro, a partir das 21h, há cinema no Mercado de Fusão do Martim Moniz, para alegrar os serões de todos! A entrada é livre.
2 de Julho, 21h00
Paulo Prazeres / Documentário / Portugal / 2010 / 58’ / M/12
Os Terrakota nasceram no final da década de 90 e estrearam-se na colectânea “Optimus 2001”, com “Balamakoté”, tornando-se célebres pela energia dos concertos. As suas viagens pelo mundo deixam o Senegal ou a Índia como pontos de paragem marcantes. Até ao momento editaram os álbuns “Terrakota”, em 2002, “Humus Sapiens”, em 2004, e “Oba Train”, em 2007.
Programa de Cinema Infantil composto por 8 curtas-metragens de animação. Neste programa temos um menino que não gosta de brincar e prefere sonhar, e um boneco de plástico que um dia inventa um monstro! Ficamos a conhecer um coelho muito esperto e um rapaz bolota na aldeia dos insectos. Seguimos para um laboratório e resolvemos o mistério da moldura partida. De repente já é Natal outra vez e temos de ajudar um polvo feito em três!
Evalds Lacis, Animação, Letónia 2008, 9’
Um entomologista encontra um novo tipo de insecto no prado e fica contente com a ideia de o juntar à sua colecção. Mas os insectos não querem ser objectos de museu – as duas meninas bug têm que encontrar uma maneira de salvar os pais.
Um velho xamã partilha uma história com três crianças. Há muitos anos atrás, os pássaros não conseguiam voar e os homens caminhavam curvados porque o céu estava muito baixo. As crianças decidiram mudar o curso das coisas e tentaram levantar o céu, recorrendo a paus.
Riho Unt, Animação, Estónia, 2006, 5′
Os pais não estão em casa e Miriam, o irmão mais novo e a Galinha divertem-se vendo patos a nadar, na televisão. A Galinha fica invejosa e Miriam decide dar-lhe um banho na banheira. Será que vai correr bem?
Arjan Wilschut, Animação, Holanda, 2006, 5′
Um galo detective e uma galinha em desespero têm de resolver o caso do Ovo desaparecido..!
Denis Bouyer , Yann de Preval, Laurent Monneron, Vincent E. Sousa, Anim, França, 2010, 4′
Ele é um rapaz charmoso, cheio de estilo, tem uma mota. O facto de ter cabeça de veado é só um pequeno pormenor, mas para o sogro, um feroz caçador que acaba de conhecer, é um pormenor de extrema importância.
Harmony Bouchard, Raphaël Cenzi, Joakim Riedinger, Andy Le Cocq, Anim, França, 2011, 6′
Um barbeiro racista muda de estado de espírito, com a chegada de uma trompeta mágica à sua barbearia.
Tolga Ari, Romain Blanchet, Chung-Yu Huang, Rémy Hurlin, Animação, França, 2010, 3′
Hezarfen está pronto para inaugurar o primeiro voo humano e, mesmo que não estivesse, uma sequência de acontecimentos obriga-o a dar o salto.
Michael Dudok De Wit, Animação, Polónia, 2001, 8’
Um pai diz adeus a sua filha. O tempo passa e a filha cresce, mas dentro dela há sempre uma profunda saudade do seu pai.
23 de Julho, 21h00
Romain Goupil / Ficção / França / 2010 / 90′ / M/8
Quando um colega de carteira vai morar para outra cidade ou, por qualquer outra razão, é obrigado a mudar de escola, deixa sempre um lugar vazio. A sua falta é sentida, mas a vida continua, porque não há nada a fazer, nada de terrível a evitar. O caso de Milana é diferente. Estamos em 2067 e ela relembra um momento marcante da sua infância, que teve lugar há quase 60 anos, em 2009, quando era uma jovem imigrante chechena em Paris. A sua família, como tantas outras, não tinha os documentos em ordem e a ameaça de expulsão do país pairava constantemente sobre as suas cabeças. Quando se dá conta que o pior pode estar prestes a acontecer, o seu grupo de amigos, composto por Blaise, Alice, Claudio, Ali e Youssef, decide reunir esforços e fazer o possível e o impossível para salvar Milana. Enquanto aplicam as suas estratégias primárias para evitar que a deportação aconteça, os adultos fazem aquilo que sabem fazer melhor: preocupam-se. Mas isso não é suficiente para os mais novos. A confirmar a veia militante do realizador, esta é uma história política vivida pelos mais novos, que chama a atenção para o que de humano pode estar em falta na burocracia.
Dominga Sotomayor / Ficção / Chile, Holanda / 2010 / 93′ / M12
Um fim de semana familiar é a proposta deste road-movie. Aquilo que poderia ser um momento íntimo de partilha a quatro é, contudo, manchado pela constatação de que será a última vez que estarão todos juntos. Há dois mundos no carro – o banco de trás que acompanha com pequenas intromissões as nucas quase sempre em tensão dos pais, e o banco da frente que dividido a meias, tenta comunicar para trás apenas o seu lado mais positivo. Há assim, um terreno minado o qual é necessário tactear com cuidado. “Quero dormir cansada” frase cantada no filme, vem atestar o fim da relação, como uma balada de despedida. Embora jovem, Dominga Sotomayor segura o filme com pinças de mestre, revelando cada detalhe com doçura e emoção, criando imagens com sombras, tirando partido de luzes e da paisagem, fazendo-nos penetrar num universo familiar do qual nunca nos sentimos intrusos, nem voyeuristas.
Mercado Fusão – Martim Moniz
Praça Martim Moniz, 1100-341 Lisboa
Organização Mercado Fusão – Martim Moniz com a Zero em Comportamento