A Zero em Comportamento, em parceria com o Centro de Inovação da Mouraria e a BAIRROS, apresenta mais uma sessão do ciclo Cultura ao Virar da Esquina! – uma mostra de cinema com sessões gratuitas nos primeiros sábados de cada mês, pelas 21h00.
Até ao final do ano, este espaço emblemático no coração da cidade de Lisboa recebe biografias de ícones da arte e documentários sobre práticas culturais no território em sessões seguidas por conversas dinamizadas por profissionais da área.
No dia 3 de junho, é a vez do documentário de Sophie Peyrard e Anne Cutaia, “Patti Smith – Poeta do Rock” ser exibido, numa sessão seguida por uma conversa com a atriz Sónia Balacó. Partindo de arquivos raros e de concertos míticos, o filme descreve o percurso de uma poetisa insaciável que se tornou num ícone do rock e numa das maiores artistas dos nossos tempos.
Abandonando Nova Jersey, onde deixou um bebé nascido no anonimato e uma vida que a sufocava, Patti Smith chega a Nova York com 20 anos, acompanhada pelas “Iluminações” de Rimbaud e uma câmara Polaroid na mochila, sem dinheiro e cabelo desgrenhado: é de liberdade que precisa.
Poderia ter sido apenas uma faísca, mas o fogo arde há 50 anos. Pode dizer-se que Patti Smith criou o seu próprio mito, mas, acima de tudo, fez da sua vida um manifesto à liberdade e uma carta de amor aos marginalizados e aos excluídos da “norma”.