Escrever, Escrever, Viver + Duvidávida


Sábado, 28 de Fevereiro 2015 • 15h00
Cine-Teatro de Sobral de Monte Agraço

Escrever, Escrever, Viver

Solveig Nordlund, Documentário, Portugal, 2009, 53’

António Lobo Antunes no auge da sua carreira recebe o grande prémio de literatura da Feira Internacional do Livro em Guadalajara, México. A entrega do prémio é o ponto de partida para uma passagem em revista da sua vida e obra. A infância, a psiquiatria, a guerra colonial, o 25 de Abril, os livros, a doença. Em 2006 foi-lhe diagnosticado um cancro. Foi grave, foi operado. O perigo de morte está ultrapassado. Mas a doença deixou marcas, a sua atitude perante a vida modificou-se, só vai publicar mais dois livros.

Duvidávida

António Almeida, Documentário, Portugal, 2006, 58’

 Ao longo deste documentário vamos conhecer em primeira-mão excertos de um diário que David Mourão-Ferreira escreveu na juventude e que revelam a lucidez de alguém que amava a literatura mas também o amor, a beleza e as “tentações da carne”. Sedutor e seduzido, David Mourão-Ferreira falava abertamente das suas aventuras amorosas. Vasco Graça Moura, João Lobo Antunes, Urbano Tavares Rodrigues, Maria Barroso são alguns dos testemunhos presentes neste documentário de “memórias”.
Passados anos sobre a morte de David Mourão-Ferreira, este documentário dá a conhecer passagens da sua vida… episódios ora caricatos, ora quase dramáticos… testemunhos de quem o conheceu de muito perto e testemunhos de quem, com a distância necessária, consegue avaliar a dimensão da sua obra… múltiplos retratos de um homem que, acima de tudo, amava a vida. Como ele próprio escreveu… “Que dúvida Que dívida Que dádiva/ Que duvidávida afinal a vida”.