O ciclo “Cidade e Utopia” termina no próximo dia 18, pelas 16 horas, no Museu do Dinheiro (do Banco de Portugal), com a exibição da longa-metragem “The Human Scale”. A série de documentários, que tem como foco principal a arquitectura e teve início em Maio, reinventa as estruturas aos olhos do cinema.
“The Human Scale” é um olhar desde o presente até ao futuro: 50 por cento da população vive em áreas urbanas mas, em 2050, este número deverá ter crescido 80 por cento. Hoje enfrentamos o pico da exploração petrolífera, mudanças climáticas, solidão e problemas de saúde dramáticos por causa do nosso estilo de vida. Porquê? O holandês Jan Gehl, professor e arquitecto, estudou o comportamento humano nas cidades durante 40 anos e documentou a forma como as cidades modernas repelem a interacção humana. “The Human Scale” consulta pensadores, arquitectos e urbanistas em todo o mundo, questionando as nossas presunções sobre modernidade, explorando o que sucede quando se colocam as pessoas no centro do nosso planeamento.
A obra está legendada em inglês, sendo que a iniciativa se destina a adultos e jovens (maiores de 14 anos). É necessária inscrição prévia através do email museu@bportugal.pt ou telefone 213 213 240.