Torres Vedras Exibe a “Montanha” de João Salaviza

A Zero em Comportamento exibe a 16 de maio, no Teatro-cine Torres Vedras, a primeira longa-metragem de João Salaviza, “Montanha”, um filme que põe a nu a adolescência e as emoções que a acompanham, como um coração que acelera na vertigem e que continua a bater fora dela.

Estamos num verão quente em Lisboa. O jovem de 14 anos que vemos aparecer na tela é David. Aguarda a morte iminente do seu avô, mas recusa-se a visitá-lo, temendo esta perda terrível. A mãe, Mónica, passa as noites no hospital. É o vazio pela falta do avô que o obriga a tornar-se o homem da casa. Mas David não se sente pronto para assumir este novo papel, sem perceber que quanto mais tenta evitar a idade adulta, mais ela se aproxima…

Por altura da estreia do filme, o realizador afirmou numa entrevista à Visão que “Montanha tem a ver com uma busca que já me interessava desde Arena [de 2009] e que teve seguimento no Rafa [de 2012]. Depois do Rafa senti que poderia ir mais longe… Percebi que a duração de uma curta já não me permitia explorar a história de um corpo em transformação como eu queria. Por isso tive a ideia de fazer uma longa muito simples, concentrada num único protagonista como já acontecia nas curtas. A história do David é contada por uma sucessão de ações comprimidas em três ou quatro dias.”