O Cinema São Jorge recebe três títulos da Zero em Comportamento na Festa do Cinema Francês . São histórias diferentes que espelham vivências muito próprias da realidade francesa mas que, ainda assim, partilham uma linguagem sensorial onde a sensibilidade se impõe como língua materna.
A 2 de Novembro, a Sala Manoel de Oliveira recebe a primeira longa-metragem de Marion Desseigne-Ravel, “Melhores Amigas”. Este é um filme que captura a sensibilidade e vulnerabilidade do percurso de duas jovens magrebinas lésbicas à procura do seu lugar no mundo. Nedjma e Zina navegam entre choques sociais e a ternura da primeira paixão da adolescência, enquanto os espectadores são levados numa incursão reflexiva sobre o desejo em contextos hostis.
“Ser e Ter” de Nicolas Philibert é exibido a 3 de novembro, na Sala 3 do Cinema São Jorge. Não muito diferente do que acontece por cá, em França ainda subsistem exemplos das “escolas de uma única turma”, que reúnem todas as crianças de uma aldeia em torno de um único professor. Na região de Auvergne, em França, este difícil trabalho cabe a George Lopez, um professor que, com a mestria que os anos lhe trouxeram, consegue erguer o melhor de cada um dos seus aprendizes.
“Jane por Charlotte”, o documentário que Charlotte Gainsbourg dedica e filma com sua mãe, Jane Birkin, é exibido no dia 29 de Outubro, na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge. Com o estremecimento do tempo a passar, Charlotte começou a olhar para a mãe de forma inaudita. Ultrapassando uma reserva partilhada, as duas expõem-se uma à outra perante a lente da câmara.