No dia 3 de março, às 16h00, exibimos o filme Alto Bairro, do realizador Rui Simões, no Museu do Dinheiro, no âmbito do ciclo de cinema Viver a Cidade.
Entre o que foi, o que resta e o que é hoje a cidade, perspetivam-se três olhares distintos sobre Lisboa nos últimos 25 anos. Da cidade atual, global e cosmopolita, viajamos para lugares anónimos e desconhecidos onde habitam novos lisboetas, imigrantes cujas culturas enriquecem de rituais, idiomas e costumes o espaço público, ocupando-o e confrontando-o com uma realidade que impõe mais do que a mera partilha dos espaços.
A este olhar contrapomos um outro, seu reflexo, focado na memória e na identidade de um bairro que procura compreender o legado da tradição no presente/futuro.
O terceiro olhar sobre Lisboa é estrangeiro e recorda os anos 1990. Reúne um acervo de imagens e sons recolhidos pelo protagonista que são a matéria fundamental para reviver um período de transição na história recente da capital.
Entre o olhar poético e o registo político, três filmes a serem exibidos entre fevereiro e abril, mostram a cidade como um organismo vivo, em transformação,
3 DE MARÇO | 16h00
FILME: ALTO BAIRRO
1950, Bairro Alto. João tem 13 anos e decidiu fazer uma investida no “bairro das prostitutas”, em Lisboa. Foi o início de uma etapa nova na sua vida, num bairro também ele feito de etapas distintas. O que hoje resta do Bairro Alto das prostitutas, dos jornalistas, artistas e artesãos? Que mudanças o atravessam e como poderão afetar o futuro da cidade? Seguimos os rostos e as vozes que o recheiam pelas ruas vazias do dia e pela excitação da noite numa tentativa de inscrever as memórias e expectativas, os sonhos e anseios que compõem o Bairro Alto no ano do seu 500.º aniversário.
Mais informações aqui.