“Yoon”, o Roadmovie de Pedro Figueiredo Neto e Ricardo Falcão Estreia-se a 4 de Maio

A 4 de Maio, o roadmovie de Pedro Figueiredo Neto e Ricardo Falcão, premiado no Doclisboa e no festival de documentário de Jihlava na República Checa, chega às salas de cinema portuguesas.

Por estradas poeirentas e sinuosas, atravessando Marrocos, o Sahara e a Mauritânia, ao longo dos 4000 km que separam os dois lugares a que chama de casa, um routier senegalês embarca numa perigosa e solitária viagem.

Considerado pelo jornal Público como o melhor título português a concurso na edição de 2021 do festival Doclisboa onde recebeu o Prémio Lugares de Trabalho Seguros e Saudáveis patrocinado pela Agência Europeia para a Segurança no Trabalho, Yoon, retrata a viagem circular e recorrente de Mbaye Sow, entre Portugal e o Senegal, num antigo Peugeot 504. Por caminhos repletos de (des)encontros, obstáculos e vários constrangimentos, a arriscada e solitária viagem para Sul de Mbaye Sow revela uma complexa rede de relações e zonas cinzentas.

“Yoon” retrata uma espécie de caixeiro-viajante dos tempos modernos, uma figura que habita há muito o nosso imaginário social. Para os realizadores “nos interstícios das urbanidades periféricas das grandes cidades, encontramos a obsolescência material. Porém, através de routiers como o personagem principal de YOON, somos confrontados com as vicissitudes da produção e destruição material que tem lugar entre nós.”