Em Julho, o Cineclube de Viseu sai à rua e leva ao coração do centro histórico o Cinema na Cidade. Entre 24 e 30 de Julho, o Claustro do Museu Nacional Grão Vasco recebe uma das atividades culturais de maior tradição e expressão nesta região. No dia 27 de julho, pelas 21h30, inserido neste cartaz, é exibido o roadmovie de Pedro Figueiredo Neto e Ricardo Falcão.
Premiado no Doclisboa e no festival de documentário de Jihlava na República Checa, “Yoon” retrata a viagem circular e recorrente de Mbaye Sow, entre Portugal e o Senegal, num antigo Peugeot 504. Por estradas poeirentas e sinuosas, atravessando Marrocos, o Sahara e a Mauritânia, ao longo dos 4000 km que separam os dois lugares a que chama de casa, este routier senegalês embarca numa perigosa e solitária viagem.
“Yoon” é uma palavra em wolof cujo significado pode ser “caminho”, “lei”, “norma”, “religião”, ou simplesmente “viagem”. Neste filme, o caminho pertence a Mbaye Sow, uma espécie de caixeiro-viajante dos tempos modernos e uma figura que habita há muito o nosso imaginário social.
Para os realizadores, “nos interstícios das urbanidades periféricas das grandes cidades, encontramos a obsolescência material. Porém, através de routiers como o personagem principal de Yoon, somos confrontados com as vicissitudes da produção e destruição material que tem lugar entre nós.”