A Zero em Comportamento, através de uma parceria com o Centro de Língua Portuguesa da Universidade de Belgrado, pretende partilhar com os estudantes da faculdade (sobretudo com o grupo ligado às culturas de língua portuguesa) e com o público cinéfilo de Belgrado, um conjunto de filmes que apresentem um pouco do vasto panorama cinematográfico que realizadores brasileiros, portugueses e africanos de língua portuguesa têm produzido desde os anos 60 até à atualidade, uma realidade nem sempre presente no cartaz de salas e festivais de cinema da capital sérvia.
Os filmes serão mostrados alternadamente na Cinemateca Jugoslava, no Centro Cultural Parobrod e no SKC – Centro Cultural de Estudantes, página a página, mês a mês, num processo em construção: um breve dicionário para explorar significados que a cada olhar tomam sempre novas qualidades.
Trata-se de um projeto sem quaisquer fins lucrativos, à margem da programação dos festivais de cinema ou da programação regular das salas comerciais.
8 a 12 JUNHO (dia a definir)
TERRA ESTRANGEIRA, de Walter Salles e Daniela Thomas
“Anos 90. Sem perspetiva de vida num Brasil tomado pelo caos em plena era Collor, Paco (Fernando Alves Pinto) decide viajar para Portugal após a morte da mãe, levando uma misteriosa encomenda. Em Lisboa, ele conhece Alex (Fernanda Torres), brasileira namorada de Miguel (Alexandre Borges), todos envolvidos num esquema de contrabando, que vai tornar suas vidas em um pesadelo.”