Há Cinema no Museu, Este Mês com Wim Wenders

O Ciclo de Cinema Viver a Cidade, resultante de uma parceria entre a Zero em Comportamento e o Museu do Dinheiro, conta este mês com a exibição do filme Viagem a Lisboa, de Wim Wenders, no próximo dia 14 de Abril, às 16h00.

Entre o que foi, o que resta e o que é hoje a cidade, perspetivam-se três olhares distintos sobre Lisboa nos últimos 25 anos. Da cidade atual, global e cosmopolita, viajamos para lugares anónimos e desconhecidos onde habitam novos lisboetas, imigrantes cujas culturas enriquecem de rituais, idiomas e costumes o espaço público, ocupando-o e confrontando-o com uma realidade que impõe mais do que a mera partilha dos espaços.

A este olhar contrapomos um outro, seu reflexo, focado na memória e na identidade de um bairro que procura compreender o legado da tradição no presente/futuro.

O terceiro olhar sobre Lisboa é estrangeiro e recorda os anos 1990. Reúne um acervo de imagens e sons recolhidos pelo protagonista que são a matéria fundamental para reviver um período de transição na história recente da capital.
Entre o olhar poético e o registo político, três filmes a serem exibidos entre fevereiro e abril, mostram a cidade como um organismo vivo, em transformação,

14 DE ABRIL | 16h00
FILME: VIAGEM A LISBOA (Lisbon Story)
Uma viagem poética por Lisboa que, ao mesmo tempo, é uma reflexão sobre a natureza do cinema, sobre o valor da imagem e do som. Phillip Winter (Rüdiger Vogler) é um sonoplasta alemão que acede ao pedido de um amigo, realizador de cinema, para se deslocar a Lisboa para ajudar a acabar um filme. Winter não encontra o amigo, mas descobre uma cidade fascinante e dedica-se a gravar os seus sons, cruzando-se com uma série de personalidades portuguesas, como os elementos dos Madredeus ou o realizador Manoel de Oliveira. Destaque para a banda sonora dos Madredeus.

 

Mais informações aqui.