Antes de chegar às salas de cinema nacionais, “SOS – Salvem a Nossa Escola” de Carine May e Hakim Zouhani terá a sua antestreia na Festa do Cinema Francês, com sessões programadas em várias cidades do país em outubro. O filme que nos leva até uma escola que une esforços para criar o seu próprio pátio dos milagres estará em exibição no Cinema São Jorge em Lisboa, no Auditório Fernando Lopes-Graça em Almada, no Teatro Académico de Gil Vicente em Coimbra, no Cinema Trindade no Porto, na Biblioteca Municipal de Lagos e nos Cinemas NOS do Algarve, do Fórum Viseu, do Porto Alameda, de Évora e do Amoreiras Shopping Center.
Realizado por Carine May e Hakim Zouhani, esta comédia francesa conta a história da Escola Primária Jacques Prévert, localizada nos arredores de Paris, no subúrbio de Seine-Saint-Denis, que se encontra ameaçada pela iminente chegada de uma nova escola boémia e ecologista. Com o objetivo de manter a diversidade social e atrair os novos moradores da cidade, a diretora Zahia une forças com Marion, uma jovem e engenhosa professora, para criar a primeira “escola verde” dos subúrbios. No entanto, para alcançar este objetivo, terão de trabalhar em conjunto com uma equipa de ensino bastante eclética, que não é exatamente o grupo mais ecologicamente correto do planeta.
Nascidos e criados em Aubervilliers, Carine May e Hakim Zouhani inspiram-se na sua cidade, frequentemente retratada nos seus filmes. A sua primeira longa-metragem, a docuficção “Rue des cités”, foi exibida durante o programa ACID do festival de cinema de Cannes, em 2011. Também reconhecidos por curtas-metragens como “La virée à Paname” e “Molii”, esta dupla de realizadores deixou a sua marca na comédia dramática através de retratos realizados com uma grande perspicácia dos bairros da classe trabalhadora moderna.
Para a realizadora Carine May, esta é uma comédia agridoce que convida as pessoas a pensar em vez de dar palestras. Mais do que uma experiência muito envolvente, “SOS – Salvem a nossa escola” promete proporcionar ao público uma inteligente mistura entre comédia e reflexão social.
Consulte o programa completo da Festa do Cinema Francês aqui.
Sessões
11 e 12 de outubro, Cinema São Jorge, Lisboa
11 de outubro, Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça, Almada
20 de outubro, Cinema Nos Alameda, Porto
26 de outubro, Teatro Rivoli, Porto
29 de outubro, Cinema Trindade, Porto