De Onde Vem o Dinheiro?

Este é o título do novo ciclo de cinema que estamos a organizar em conjunto com o Museu do Dinheiro do Banco de Portugal, entre Novembro e Janeiro.

Quatro sessões exploram em documentário e em ficção os meandros dos universos económicos e financeiros relacionados com as reservas federais, com a banca e com os mercados, tanto na América como na Europa e no Japão, mostrando diferentes perspetivas e contextos.

Os filmes interpretam, de forma independente e com base em factos, o impacto sistémico das decisões das instituições financeiras na vida dos cidadãos comuns, revelando que estes raramente compreendem a complexidade dos fenómenos que resultaram nas recentes crises.

Afinal de onde vem o dinheiro? Quem o “cria”? Quem decide sobre a sua aplicação? Quais as consequências das políticas económicas? E de que forma afetam o dia-a-dia e o comportamento das pessoas?

O primeiro título a ser exibido é Money for Nothing: Inside the Federal Reserve, de Jim Bruce, sábado, 17 de novembro às 16h00.

Narrado pelo aclamado actor Liev Schreiber e contando com testemunhos de Paul Volcker, Janet Yellen, Jeremy Grantham e de algumas outras das maiores vozes do mundo financeiro, Money For Nothing é o primeiro filme a levar os espetadores ao interior da mais importante instituição monetária do mundo.

Atuais e antigos funcionários de topo da FED, proeminentes economistas, investidores e traders dão-nos um acesso sem precedentes aos bastidores da Reserva Federal Americana e ajudam-nos a debater o futuro e o seu impacto na economia global e na sociedade atual.

Entrada gratuita mediante reserva. Consulte a programação do Museu do Dinheiro aqui.