“As Fado Bicha”: a revolução do fado chega ao cinema

Em abril chega aos cinemas portugueses “As Fado Bicha”, um documentário realizado por Justine Lemahieu que acompanha a jornada artística e ativista de Lila Tiago e João Caçador, a dupla que dá vida à banda Fado Bicha.

Registando momentos íntimos nos bastidores e performances arrebatadoras, a realizadora seguiu, ao longo de vários anos, o percurso da dupla de artistas que através das suas canções, subverte e reinterpreta o fado tradicional. Dando corpo e voz a histórias e lutas LGBTQI+, as Fado Bicha fazem da música um espaço de resistência e de afirmação política.

Um filme que questiona a nossa relação com as aparências, as normas e as identidades e que conquistou o Prémio de Pós-Produção do Fundo do Cinema Português, tendo ainda sido selecionado para festivais como o IndieLisboa e o Queer Porto.

O trabalho de Justine Lemahieu, cineasta franco-portuguesa que reside em Lisboa, reflete sobre questões socioeconómicas e as formas de resistência quotidianas e insere-se numa tradição de documentários que celebram a diversidade e a luta por direitos fundamentais.

A Zero em Comportamento reafirma o seu compromisso com a diversidade e a igualdade ao trazer para as salas de cinema mais um documentário que evidencia a força transformadora da arte e da música.

Uma estreia a não perder que dá palco a novas narrativas e a vozes que questionam o status quo, explorando a sexualidade e desafiando as normas de género.