Belgrado Exibe Cinema em Português

A Zero em Comportamento, através de uma parceria com o Centro de Língua Portuguesa da Universidade de Belgrado, pretende partilhar com os estudantes da faculdade (sobretudo com o grupo ligado às culturas de língua portuguesa) e com o público cinéfilo de Belgrado, um conjunto de filmes que apresentem um pouco do vasto panorama cinematográfico que realizadores brasileiros, portugueses e africanos de língua portuguesa têm produzido desde os anos 60 até à atualidade. Uma realidade nem sempre presente no cartaz de salas e festivais de cinema da capital sérvia.
Os filmes serão mostrados alternadamente na Cinemateca Jugoslava, no Centro Cultural Parobrod e no SKC – Centro Cultural de Estudantes, página a página, mês a mês, num processo em construção: um breve dicionário para explorar significados que a cada olhar tomam sempre novas qualidades.

Trata-se de um projeto sem quaisquer fins lucrativos, à margem da programação dos festivais de cinema ou da programação regular das salas comerciais.

16 a 19 MAIO (dia a definir)
EDIFÍCIO MASTER, de Eduardo Coutinho
“O cotidiano dos moradores do Edifício Master, situado em Copacabana, a um quarteirão da praia. O prédio tem 12 andares e 23 apartamentos por andar. Ao todo são 276 conjugados, onde moram cerca de 500 pessoas. Eduardo Coutinho e sua equipe entrevistaram 37 moradores e conseguiram extrair histórias íntimas e reveladoras de suas vidas.”