O Casarão nasceu da pulsão de Filipe Araújo de desvendar os mistérios por detrás do antigo epicentro da terra – o mais progressista seminário católico português durante a ditadura – que, quase meio século depois, aspira a uma segunda vida.
O filme que conta a história deste casarão que apodrece no coração de uma aldeia rasgada ao meio por uma estrada onde os carros já não param, está agora disponível para venda em FNAC.pt em versão DVD. Esta edição especial inclui cenas cortadas, uma entrevista com o autor e testemunhos inéditos do romancista João de Melo (autor de “Gente Feliz com Lágrimas”) e do pensador e teólogo dominicano, Frei Bento Domingues, ambos ex-seminaristas daquela instituição.
“Não raras vezes, para me adormecer, o meu pai efabulava a partir de histórias reais do seu passado. De todas, a mais enigmática, tinha como cenário um território povoado por miúdos e homens de branco. Uma enorme casa sem eletricidade nem águas correntes, entalada num vale rodeado de florestas. Foi depois da sua morte que uma inexplicável pulsão me conduziu até esse lugar.” afirma o realizador.
Um documentário único que se assume como uma inesperada oportunidade de levantar o véu não apenas sobre um imóvel com história caído no esquecimento, mas também sobre a improvável experiência feliz de mais de uma centena de vidas construídas entre dois mundos: o secular e o religioso.