Ciclo Lux Prémio do Público no Videoclube Zero em Comportamento

O Parlamento Europeu e a Comissão Europeia em Portugal, através do seu centro comum de informação, Espaço Europa/Casa Europa, apresentam um ciclo de três dias dedicado à produção cinematográfica europeia selecionada pelo Lux – Prémio do Público. Durante um fim de semana – 26, 27 e 28 de novembro -, ficará disponível gratuitamente um filme por dia no Videoclube Zero em Comportamento, acessível durante 24 horas.

Ciclo de cinema gratuito com finalistas do LUX – Prémio do Público

A selecção de filmes inclui três títulos, dois finalistas e um vencedor do Prémio LUX: CICLO INTERROMPIDO, de Felix van Groeningen, Prémio LUX 2013, O INIMIGO DA TURMA de Rok Biček, finalista Prémio LUX 2014 e 120 BATIMENTOS POR MINUTO, de Robin Campillo, finalista Prémio LUX 2017.  
 
Programação: Ciclo de cinema online do LUX – Prémio do Público

26 de novembro:
CICLO INTERROMPIDO, de Felix van Groeningen, Prémio LUX 2013;

27 de novembro:
O INIMIGO DA TURMA, de Rok Biček, finalista Prémio LUX 2014;

28 de novembro:
120 BATIMENTOS POR MINUTO, de Robin Campillo, finalista Prémio LUX 2017.
A União Europeia desenvolve um conjunto de iniciativas para promover a cultura e produção criativa como o programa Europa Criativa, as Capitais Europeias da Cultura, os Prémios Europeus do Património, o Prémio da UE para a Literatura ou o Music Moves Europe, entre outros.
 
O Parlamento Europeu criou o Prémio LUX de Cinema para melhorar a distribuição dos filmes europeus em toda a Europa e estimular o debate à escala europeia sobre as principais questões sociais da atualidade. Em 2020, o prémio cinematográfico do Parlamento Europeu foi otimizado para proporcionar um número ainda maior de filmes europeus ao público europeu. A partir deste ano, o público começou a estar diretamente envolvido na escolha do vencedor e o renovado Prémio LUX associa-se à European Film Academy para alcançar um público mais vasto. Para assinalar esta mudança, o prémio ganhou um novo nome: “LUX – Prémio Europeu do Público para o Cinema”.