Este mês estamos de regresso ao Museu do Dinheiro. No mês passado, não houve sessão, mas em Dezembro será apresentado o filme “Le Siècle de Le Corbusier”, de Juliette Cazanave, que, tal como o próprio nome indica, é dedicado ao grande arquitecto Le Corbusier!
Atenção que o filme será legendado em inglês.
Neste ciclo, a arquitetura é tão protagonista quanto mulheres e homens que a desenharam, defenderam e registaram no grande écran. São visões – umas utópicas, outras distópicas, outras bem reais – que exprimem eternos debates subjacentes à prática da arquitetura e da salvaguarda do património: moderno vs antigo; sonho vs realidade; público vs privado.
O programa de dezembro e janeiro é o seguinte:
Juliette Cazanave, 52 min., França, 2015, Legendado em inglês
Arquiteto e urbanista, Le Corbusier (1887-1965) revolucionou a ideia de habitar e impôs uma conceção moderna da vida coletiva. Mais ainda, trouxe ao mundo uma estética e sonhou uma outra sociedade. O filme abre caminho por entre entrevistas e textos de Le Corbusier, estabelece um diálogo entre o homem e o seu tempo, o século das guerras mundiais, das ideologias e dos totalitarismos. Retrata o conjunto da obra do arquiteto francês de origem suíça desde a sua primeira construção em 1905, a casa Fallet (Suiça), até aos vários projetos em Chandigarh na Índia, em 1953.
92 min., Matt Tyrnauer, EUA, 2016, Legendado em português do Brasil
A escritora e ativista Jane Jacobs luta para salvar a zona histórica de Nova Iorque de ser demolida durante a impiedosa era de desenvolvimento urbano de Robert Moses, nos anos 1960.
Pode consultar aqui o programa completo do ciclo.