O Cinema Ajuda-nos a Crescer Ainda Mais em 2018

O CINEMA AJUDA-NOS A CRESCER regressou em grande este ano e em março conta com exibições nos municípios de Torres Vedras e Alcobaça, com filmes que abordam questões que vão desde a emigração à gravidez na adolescência, alertando para as funções e “obrigações” da família e da escola.

Este projeto, desenvolvido pela Zero em Comportamento, consiste num conjunto de filmes, sejam curtas ou longas-metragens, disponível para exibição em todos os equipamentos culturais do país. Cada filme aborda uma temática diferente e permite criar momentos de debate e de discussão com os jovens, ajudando-os a refletir sobre assuntos que são fundamentais para o seu crescimento enquanto seres humanos e cidadãos conscientes.

 

14 DE MARÇO | 10h00 | Teatro-Cine de Torres Vedras
FILME: As Mãos no Ar
Quando um colega de carteira vai morar para outra cidade ou, por qualquer outra razão, é obrigado a mudar de escola, deixa sempre um lugar vazio. A sua falta é sentida, mas a vida continua, porque não há nada a fazer, nada de terrível a evitar. O caso de Milana é diferente. Estamos em 2067 e ela relembra um momento marcante da sua infância, que teve lugar há quase 60 anos, em 2009, quando era uma jovem imigrante chechena em Paris. A sua família, como tantas outras, não tinha os documentos em ordem e a ameaça de expulsão do país pairava constantemente sobre as suas cabeças. Quando se dá conta que o pior pode estar prestes a acontecer, o seu grupo de amigos, composto por Blaise, Alice, Claudio, Ali e Youssef, decide reunir esforços e fazer o possível e o impossível para salvar Milana. Enquanto aplicam as suas estratégias primárias para evitar que a deportação aconteça, os adultos fazem aquilo que sabem fazer melhor: preocupam-se. Mas isso não é suficiente para os mais novos. A confirmar a veia militante do realizador, esta é uma história política vivida pelos mais novos, que chama a atenção para o que de humano pode estar em falta na burocracia.

 

 

16 DE MARÇO | 10h00 | Biblioteca Municipal de Alcobaça
FILME: 17 Raparigas
Camille tem 16 anos e é muito popular na escola. Um dia, depois de passar a noite com um rapaz, descobre que está grávida e decide partilhar o seu segredo com as colegas e amigas. Com a sua influência e personalidade mordaz, Camille vai convencer as outras raparigas na escola que estar à espera de um filho é muito mais fixe do que ter muitos amigos no Facebook. Apesar de não sentirem grandes ciúmes ou curiosidade por aquilo que se está a passar com Camille, as outras raparigas sentem-se pressionadas psicologicamente e decidem seguir o seu exemplo, e não vai ser difícil encontrar cúmplices voluntários entre os seus colegas rapazes para conseguirem levar o plano adiante. Esta história baseia-se num incidente real que ocorreu nos Estados Unidos onde um grupo de adolescentes fez um “pacto de gravidez”.