Cinema Português na Suécia

A segunda edição do Frames – Portuguese Film Festival, o único festival de cinema português na Suécia, ocorrerá de 24 de Novembro a 6 de Dezembro. Este ano, para além de Estocolmo, o festival terá também lugar em Västerås e em Gotemburgo, com filmes de Solveig Nordlund, Miguel Gomes, Susana de Sousa Dias e Joaquim Pinto, entre outros.

Dirigido novamente por Fernanda Torre e Carlos Pereira, o festival lançará perguntas sobre a representação da memória – individual e colectiva – através do cinema português contemporâneo. Os filmes escolhidos foram “O Meu Outro País” e “Amanhã”, ambos de Solveig Nordlund, “E Agora? Lembra-me”, de Joaquim Pinto, “Alice”, de Marco Martins, “Tabu”, de Miguel Gomes, “Linha Vermelha”, de José Filipe Costa e “48”, de Susana de Sousa Dias, para além da performance (ghost revolution), de Filipe Raposo e António Jorge Gonçalves, um vídeo-poema de Alípio Padilha e uma sessão dedicada ao público infantil, programada pela Zero em Comportamento.

As realizadoras Solveig Nordlund e Susana de Sousa Dias, em conjunto com a investigadora Ana Catarina Pereira, são as convidadas desta edição, que celebra, entre outros acontecimentos, os 40 anos do 25 de Abril.

O festival é organizado pela FAPS Jovem e pela União dos Portugueses em Gotemburgo, em parceria com a Zero em Comportamento e com o Dobra Studio e apoio da Embaixada de Portugal em Estocolmo, Consulado Português em Gotemburgo, as Câmaras de Estocolmo e Gotemburgo, Instituto Camões, a Filmhuset (Suécia) e a DGACCP.