“É preciso salvar o planeta” é o nome da próxima estreia! Este é um programa enquadrado no ciclo Sessão Mais Curta que é exibido já a partir 8 de Dezembro, no Cinema City Alvalade e que conta com três curtas-metragens que se debruçam sobre o que podemos fazer ajudar o nosso planeta a ser mais saudável.
Em “A Incrível Aventura das Sonhadoras Crianças Contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira!, de Beatriz Ohana, o lixo só cresce e os adultos não conseguem dar conta do problema até que uma corajosa equipa entra em ação para derrotar os inimigos do bairro: O atrapalhado Lixeira Furada e o seu comparsa, Capitão Sujeira.
Já em Julieta e as Tartarugas, também de Mirjam Marks, ficamos a conhecer uma menina de 14 anos que vive na ilha de Curaçau, nas Caraíbas. O maravilhoso e emocionante mundo do oceano é a sua segunda casa. Tudo fica suspenso quando ela está debaixo de água. Além de encontrar tartarugas marinhas e outras espécies marinhas, cada vez mais Julieta encontra grandes quantidades de lixo que poluem os fundos marinhos. Juntamente com outros voluntários da sua ilha, resgata tartarugas-marinhas em apuros e tenta melhorar o habitat delas.
Em Jovanna e o Futuro, de Mirjam Marks, Jovanna acha que é estúpido ter que levar o clima em consideração em tudo o que quer fazer. Mas tudo o que esta jovem holandesa diz, e a maneira como vive, mostram que é exatamente isso que faz. Não come carne e ela e a sua família vivem numa “nave terrena”, onde geram toda a energia que usam. Jovanna, como outros milhares de jovens em todo o mundo, inspirou-se na ativista do clima Greta Thunberg. As crianças não podem votar, pelo que fazer greves e manifestações é a única maneira de se fazerem ouvir.