Em Outubro, “Jane Por Charlotte” Viaja Pelo País

Em outubro, “Jane por Charlotte” viaja pelo país. Para Jane Birkin, ‘o bom deste filme é ter descoberto o quão necessária era na vida adulta da Charlotte (…) É por isso que este filme é uma joia que guardarei para o resto da minha vida”.

A Zero em Comportamento também continua a guardar este filme como uma joia que deve ser vista por todos. Por isso, a 1 de outubro, em parceria com o Cineclube de Vila do Conde, levamos o documentário que Charlotte Gainsbourg dedicou à sua mãe ao CineTeatro de Vila do Conde.

Em Outubro, a Festa do Cinema Francês celebra a vida de Jane Birkin, uma artista versátil, uma musa e uma verdadeira inspiração no mundo do cinema e da música, com sessões na Biblioteca Municipal de Lagos, nos Cinemas NOS de Évora e do Algarve e, ainda, em Lisboa, no Cinema São Jorge.

Uma “carta de amor a quatro mãos – escrita a quatro mãos, na língua que Gainsbourg melhor fala: o cinema. Após uma reserva inicial, partilhada por ambas, mãe e filha embarcam numa conversa franca, que poderia (deveria?) ser replicada por todas as mães e filhas, como forma de descobrir a pessoa que vive por detrás de cada um desses papéis.”. É assim que a Visão (Mariana Almeida Nogueira) descreve o documentário que gravou Charlotte Gainsbourg com a sua mãe, Jane Birkin.

Através da câmara, mãe e filha revelam-se mutuamente, quebrando barreiras e criando um novo espaço para cimentar os laços e o passado que as une. Este é um filme em que temos a oportunidade de presenciar uma declaração de amor de Charlotte Gainsbourg não a Jane Birkin, mas à sua mãe.

Consulte o programa completo da Festa do Cinema Francês aqui.

Sessões
3 de outubro, Cinema São Jorge, Lisboa
19 de outubro, Cinema Nos Alameda, Porto
26 de outubro, Teatro Rivoli, Porto
26 de outubro, Biblioteca Municipal de Lagos, Lagos