“Entre Ilhas” Regressa ao Porto e aos Açores

Em agosto, “Entre Ilhas” volta a atracar no Porto e nos Açores para suster o fôlego e imaginar o arquipélago dos Açores assim: ilhas centro, ilhas periferia, ilhas isoladas, ilhas cosmopolitas.

A 3 de agosto, em parceria com a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, a Zero em Comportamento leva o documentário de Amaya Sumpsi à Casa do Vinho Verde, no Porto.

A 25 de agosto, em parceria com a ARTAC, o Eco Festival Azores Burning Summer em São Miguel exibe às 22h o filme que recebeu recentemente o Prémio de Melhor Cartaz na última edição dos Prémios Sophia.

A 27 de agosto é a vez do Pavilhão Multiusos de Ilha do Corvo, em parceria com a Direção Regional dos Assuntos Culturais, exibir este filme que nos transporta ao lento vagar dos antigos iates e vapores e que enfeitiça a imagem do presente e do movimento lento das ondas para emergir nesse outro mundo sensorial em que não há aviões lowcost nem pressa.

A bordo dos rápidos e modernos ferries que hoje ligam estas ilhas do Atlântico, encontramos velhas histórias do mar, folhas de diários perdidos e fotografias antigas que hipnotizam. Há horizontes repletos de barcos, comandantes e contramestres, há pianos nos salões da primeira classe, gado que viaja junto à terceira e caixeiros viajantes, há militares, muitos estudantes, alguns namoros e tantos enjoos, há nascimentos a bordo e dias de São Vapor, há tempestades e um medo terrível à morte.