A rede de exibição de filminhos infantis da zero em comportamento continua a crescer.A partir de Setembro passam a integrar esta REDE o Teatro Faialense no Faial, Ilha da Horta, Açores; o Auditório Carlos Paredes em Benfica, Lisboa e o Centro Cultural do Cartaxo. Em Outubro, juntar-se-ão o Fórum Cultural José Manuel Figueiredo na Moita e o Auditório Municipal Augusto Cabrita no Barreiro. Recorde-se que a REDE já integra regularmente o Teatro Tempo, em Portimão; o Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro, em Telheiras, Lisboa; o Centro Cultural da Malaposta em Odivelas e o Museu Colecção Berardo em Belém, Lisboa.
Esta REDE, iniciada em Janeiro de 2014 em parceria com várias instituições culturais do País, rapidamente se impôs e tem crescido de forma acelerada, alcançando cada vez mais espectadores a quem falta o acesso a experiências educativas de cinema.
Para o sucesso desta REDE muito tem contribuído o reconhecimento por parte da comunidade escolar e do público familiar. Graças a esta participação, cumprem-se mensalmente 2 sessões com duração aproximada de uma hora, dirigida à faixa etária entre os 4 e os 10 anos, com filminhos cheios de aventuras e personagens vibrantes. O resultado? Uma sessão bem animada com muitas emoções. A todos os presentes é distribuída uma ficha de exploração dos conteúdos apresentados, para que os pais e professores possam ajudar as crianças a compreender melhor o que acabaram de ver.
Na Zero em Comportamento acreditamos que todos os meios são bons para ver cinema, mas é bom conhecer o reverso do habitual e descobrir outros métodos de fazer cinema, outras linguagens e abordagens bem diferentes das disponíveis no cinema comercial.
De natureza lúdica e pedagógica, os filminhos que compõem estas sessões procuram contribuir para a aquisição de ferramentas de compreensão da realidade por parte das crianças, ao mesmo tempo que desencadeiam emoções e deixam boas memórias.
Este é um projecto que quer continuar a crescer e a percorrer novos caminhos por todo o País, surpreendendo tudo e todos com os seus filminhos. Para saber mais sobre a programação e como pertencer a esta REDE os interessados podem contactar a Zero em Comportamento através do seu site .
Filminhos à Solta apresenta em Setembro: Um maestro que se prepara para o grande concerto e as cambalhotas e saltos de Ginjas. Um tratamento mágico de perder peso e um dia de sol que corre mal. Uma corrida para apanhar o papagaio de papel que voa pelo ar e vai ter à aldeia suspensa nas nuvens onde se pesca com uma linha enorme. O final é delirante com as fábulas da floresta.
Consulte o programa de Setembro aqui.
Centro Cultural Malaposta
6, 13, 20, 27 de Setembro, Sábados às 16h15 – Sessão para famílias
Sessões para escolas mediante marcação prévia
Bilhete para sessão famílias: 3 euros
Tel.: 219 383 100
malaposta@malaposta.pt
www.malaposta.pt
Auditório Carlos Paredes – Benfica
14 de Setembro às 11h30
Bilhetes: 4 euros
servicoeducativo@zeroemcomportamento.org
Tel: 213 160 057
www.jf-benfica.pt
Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro – Telheiras
19 de Setembro às 11h00 – Sessão para escolas (mediante reserva prévia)
20 de Setembro às 11h00 – Sessão para famílias
Bilhete para sessão famílias: 4 euros
servicoeducativo@zeroemcomportamento.org
Tel: 213 160 057
TEMPO – Teatro Municipal de Portimão
26 de Setembro às 10h00 – Sessão para escolas (mediante reserva prévia)
27 de Setembro às 16h00 – Sessão para famílias
Bilhete para sessão famílias: 3 euros
Tel: 282 402 475 / 282 402 492
www.teatromunicipaldeportimao.pt
Museu Coleção Berardo
27 de Setembro às 16h00
Bilhetes: 4 euros
servicoeducativo@zeroemcomportamento.org
Tel: 213 160 057
www.museuberardo.pt
Centro Cultural do Cartaxo
25 de Setembro às 10h30 – Sessão para escolas (mediante reserva prévia)
28 de Setembro às 15h30 – Sessão para famílias
Bilhete para sessão famílias: 2 euros
Tel: 243 701 600 • facebook.com/centroculturalcartaxo
Teatro Faialense – Faial
21 de Setembro às 17h00
teatro.faialense@urbhorta.pt • 292 292 017