“Inocência – Um país onde ser soldado não é uma escolha”

O Filme do Mês de julho oferece uma análise crítica sobre a narrativa utilizada por Israel para justificar as suas ações militares.

Fazer uma guerra é trabalho para um contador de histórias. Para legitimar o uso da força militar, é crucial ter uma boa história. É por isso que os militares precisam de uma promoção forte, e Israel é um país modelo na promoção das suas empreitadas militares. Colonizam, ocupam e crescem com sucesso, ficando cada vez mais fortes e sendo cada vez mais acolhidos pelas outras nações.

Para o realizador israelita, Guy Davidi, a história dos judeus perseguidos, assim como a sua democracia iluminada, são utilizadas no kit de relações públicas que é elaborado meticulosamente. Mas antes de lançar a sua história para o mundo, é preciso lançá-la para as suas crianças.

À medida que a corrupção moral ligada ao apartheid prospera, evitar o serviço militar torna-se numa ameaça. A algumas crianças, são oferecidos benefícios, mas à maioria serão vendidas promessas fictícias. Cada criança é selecionada para servir com uma pressão suportável e uma quantidade ajustada de exposição à violência.

Este filme conta a história das crianças que resistiram, mas as suas histórias nunca foram contadas pois morreram em serviço. Através de uma narração baseada nos seus assombrosos diários, retrata-se o seu tormento interior intercalado por imagens militares em primeira mão, momentos-chave da infância até ao alistamento e vídeos caseiros dos soldados falecidos cujas histórias são silenciadas e vistas como uma ameaça nacional.

LISBOA · Biblioteca de Alcântara · 13 julho · 18:00
LISBOA · Cinema City Alvalade · 23 julho · 21:45
LISBOA · Biblioteca de Marvila · 26 julho · 21:00 · sessão seguida de conversa
FARO · Fnac Forum Algarve · 19 julho • 18:00
MATOSINHOS · Fnac NorteShopping · 24 julho · 19h00
ALMADA · Fnac Forum Almada · 25 julho · 18h30
AVEIRO · Fnac Forum Aveiro · 25 julho · 19h00
GAIA · Fnac GaiaShopping · 29 julho · 17h00
PORTO · Fnac St.ª Catarina · 25 julho · 13h00