Através material de arquivo privado e exclusivo, juntamente com imagens espetaculares da digressão “The Teaches of Peaches Anniversary Tour”, Philipp Fussenegger e Judy Landkammer documentam a trajetória de Merrill Nisker, a artista canadiana que se tornou mundialmente conhecida como Peaches. Figura central do feminismo na música, há mais de duas décadas que Peaches desafia estereótipos de género e estruturas patriarcais e defende os direitos LGBTQIA+, abordando frequentemente questões de identidade de género e sexualidade. Produtora, realizadora e artista performativa com um humor mordaz e uma inteligência aguçada, a destemida originalidade cimentou o nome de Peaches como um ícone da indústria da música e da cultura pop. Desde os intensos ensaios às fascinantes atuações ao vivo, os realizadores acompanham o seu processo criativo, oferecendo uma visão íntima dos bastidores da digressão que teve lugar na Europa e nos EUA, em 2022. Um surpreendente filme tributo à força criativa de Peaches e ao impacto cultural que a inconfundível artista tem vindo a criar em todo o mundo.
Prémio para Melhor Documentário
Festival Internacional de Cinema de Berlim, 2024
Prémio para Melhor Documentário Musical
Festival Internacional de Cinema da Cracóvia, 2024
Prémio Transmission
Festival Porto/Post/Doc, 2024
Brevemente disponivel
Um espaço cinematográfico onde se fundem diferentes períodos de tempo num presente contínuo e ininterrupto – onde a energia e a inconformidade vivem triunfantemente, intocadas e eternas.
Erwan Desbois, International Cinephile Society
As atuações ao vivo das digressões de aniversário revelam como, passados 20 anos, a ferocidade, o talento, o sex appeal e a provocação de Peaches não perderam nem um pouco do seu encanto.
Sean Fallon, Film Inquiry
A composição das músicas e as atuações de Peaches tornam este documentário numa fonte insubstituível de inspiração e posicionam o trabalho de Peaches como uma celebração da dor, da alegria e da destruição.
Savina Petkova, Cineuropa
Uma refinada homenagem à pioneira do electro-punk que oferece um vislumbre íntimo da sua vida.
Mehdi Balamissa, Film Festival Report
Este filme não é só uma retrospetiva, é a celebração de uma artista que tem redefinido continuamente o que significa ser-se ousado e autêntico sem quaisquer remorsos.
Joey Willis, Glide Magazine
Eu, Philipp Fussenegger (realizador) e a Judy Landkammer (editora), trabalhamos juntos há quase 10 anos. Mas, pela primeira vez, apresentamonos como uma dupla criativa de realização com “As lições da Peaches”. Este filme não é apenas um documentário, mas é também um tributo a uma artista e uma personalidade excecionais: a história de como Merrill Nisker se tornou no ícone queer Peaches e como manteve a sua autenticidade.
O nosso maior desafio foi criar algo que não fosse nem um clássico filme de digressão nem uma biografia convencional, mas antes uma narrativa paralela onde a história e o desenvolvimento de Peaches fossem claramente explorados, sem cair no saudosismo e mantendo, ao mesmo tempo, um olhar sobre o seu presente e o seu futuro.
Graças ao acesso a inúmeras horas de material de arquivo exclusivo e privado, além de gravarmos imagens da digressão “The Teaches of Peaches Anniversary Tour”, também obtivemos informações íntimas sobre os seus primeiros anos como Peaches. Companheiros de então e de agora, como Chilly Gonzales e Leslie Feist, partilharam connosco histórias do final dos anos 1990 e do início dos anos 2000. As imagens de arquivo familiares deram ao processo de trabalho um toque muito pessoal, como imagens do Tacheles naquela época ou dos colchões e pilhas de roupas no chão de um apartamento antigo em Berlim, com as letras de músicas como “Fuck The Pain Away” nas nossas mentes.
A linguagem visual do filme baseia-se na energia criativa de Peaches. Tratase de uma experiência audiovisual que não só captura a diversidade artística de Peaches, como também narra o seu cosmos em constante expansão e a evolução de uma pioneira do feminismo queer, interseccional e sexualmente positivo. Peaches desmantelou estereótipos de género e estruturas de poder patriarcais na música pop, abrindo caminho para muitos que a seguiram.
Quando juntámos o material filmado na digressão mundial com outros espetáculos e material de arquivo, inicialmente tínhamos apenas uma ideia vaga do que pretendíamos fazer. Mas, através de um intenso trabalho em equipa com a dramaturga Susanne Heuer, o produtor e gestor de produção Robert Kreuzaler e a nossa produtora Cordula Kablitz-Post, este filme tornouse realidade. Através de inúmeras rondas de revisões, conseguimos combinar elegantemente os vários níveis do filme em termos de conteúdos visuais e musicais. E, apesar dos muitos desafios, nunca perdemos a alegria durante o processo. Com “As lições da Peaches”, esperamos não só atrair os fãs de Peaches, mas também inspirar novos espectadores que ainda não a conhecem esta artista incrível, a sua música e tudo pelo que luta.
Realização: Philipp Fussenegger, Judy Landkammer
Argumento: Cordula Kablitz-Post, Schyda Vasseghi
Com: Black Cracker, Bláthin, Tif “Teddy” Lamson, Federica Dauri, Natasha Vergilio, Hilary Fox, Bryan Schall, Olivia Oyama, Ixa, Mignon, Leslie Feist, Chilly Gonzales, Shirley Manson, Charlie Le Mindu Produtora: Cordula Kablitz-Post
Direção de Produção: Robert Kreuzaler
Produção: Avanti Media Fiction
Diretor de Fotografia: Dino Osmanović ASBH
Montagem: Judy Landkammer
Design de Som: Torben Seemann, Reemt Allerding, Jonas Hofer, Paul Eisenach
Consultora de Argumento: Susanne Heuer
Música: Peaches
Com o Apoio de: BKM, German Federal Film Fund, Nordmedia, Land Vorarlberg
Realizador, argumentista e produtor, em 2016, o austríaco Philipp
Fussenegger obteve o reconhecimento da Academia de Cinema Alemã
conquistando o prémio First Steps com a curta-metragem “Henry”. Em 2021,
estreou-se no documentário com “I Am The Tigress” que explora a fascinante
vida da culturista Tischa “The Tigress” Thomas. Desde 2022, tem vindo a
moldar a cena SexTech, tendo fundado o “Cybrothel Berlin”, um bordel de
realidade virtual que promove um discurso visionário e abre novos
horizontes entre humanos e máquinas. “Teaches of Peaches” é o segundo
documentário de longa-metragem de Fussenegger que se dedicou também à
realização do documentário “KitKatClub – Life Is a Circus”, um filme que
oferece uma visão sobre a vibrante vida noturna de Berlim.
FILMOGRAFIA
Teaches of Peaches (2024)
I Am The Tigress (2021)
Bester Mann (2018)
Die Schilehrer (2016)
Henry (2015)
Too Good To Be True (2010)
Judy Landkammer (*1988, Landshut) estudou Arte Multimédia em Salzburgo,
Áustria. É editora de filmes e vídeos desde 2014. Em 2016, o seu primeiro
filme, “Henry”, ganhou o prémio First Steps e, em 2017, o seu primeiro filme
de longa-metragem, “The Misandrists”, estreou-se no Festival Internacional
de Cinema de Berlim. “Bester Mann” recebeu o prémio do júri na categoria
de média-metragem no Festival de Cinema Max Ophüls Preis, em 2018, e “I
Am The Tigress” teve a sua estreia mundial no Festival Max Ophüls, em
2021. “Teaches of Peaches” é o primeiro projeto em assinou também a
realização.